Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierrez, Gustavo Luis, 1958-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2302
Resumo: Contém 2 arquivos (português e inglês)
id CAMP_b594a75e32633094b73c1b0ca1c00400
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167628
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012Incorporation of the humanities into the field of physical education : analyzing scoring processes in Brazil between 2007 and 2012Educação físicaCiências sociaisPhysical education and trainingSocial sciencesPolítica de publicaçãoArtigo originalContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: Este trabalho problematiza a posição ocupada pelas ciências humanas dentro do campo da Educação Física e questiona como se dão as relações entre o conhecimento próprio das humanidades, socialmente estabelecido e exposto em seus veículos de divulgação, e as interfaces com os objetos de pesquisa desta área em específico. O objetivo foi propor uma reflexão sobre o desenvolvimento científico, tendo como referencia concreta a interação entre a produção geral do campo da pesquisa em Educação Física e sua interação com objetos e metodologias originais do campo das ciências humanas. Para tal, é apresentada uma análise da relação entre o campo de pesquisa em Educação Física e sua apropriação de temas e métodos originais das ciências humanas. Foram organizados e categorizados artigos publicados por três importantes periódicos da área de Educação Física no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012, de modo a subsidiar a discussão sobre a abrangência e utilização de referenciais das ciências humanas nesta área de conhecimento. Como conclusão, aponta-se que a compreensão da apropriação de temas e referenciais das ciências humanas pela Educação Física depende da observação de aspectos internos à própria área e suas disputas, como também de características específicas das ciências humanas e, por fim, da sociedade mais ampla que rodeia e interfere em todo o processoAbstract: This paper intends to discuss the position occupied by the humanities in the field of Physical Education and to call into question the relationship between the socially-established knowledge pertaining to the humanities as socially established and portrayed in publication outlets in the field and the interaction between Physical Education and subjects of the humanities. The goal is to reflect on scientific development with base on the communication between research in Physical Education as a whole and subjects and methods originated in the field of human sciences. In order to do that, we present an analysis of the relationship between the field of Physical Education and its incorporation of subjects and methods of the humanities. Articles published by some important Brazilian Physical Education journals from between 2007 and 2012 were organized and classified so as to provide substance to the discussion on the use of references from the humanities and its scope in this field of knowledge. The conclusion is that the understanding of the incorporation of subjects and methods belonging to the humanities by the field of Physical Education comes from observing aspects that are internal to the field itself and the specific characteristics of the humanities and, finally, the broader society that surrounds them and has an impact on the entire processCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGutierrez, Gustavo Luis, 1958-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2302GUTIERREZ, Gustavo Luis. Apropriação das ciências humanas pela educação física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012. Revista brasileira de educação física e esporte. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo/Escola de Educação Física e Esporte, 2016. Vol. 30, n. 4 (out./dez., 2016), p. 937-949. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2302. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167628https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167628reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T16:25:48Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-29T16:25:48Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
Incorporation of the humanities into the field of physical education : analyzing scoring processes in Brazil between 2007 and 2012
title Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
spellingShingle Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
Gutierrez, Gustavo Luis, 1958-
Educação física
Ciências sociais
Physical education and training
Social sciences
Política de publicação
Artigo original
title_short Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
title_full Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
title_fullStr Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
title_full_unstemmed Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
title_sort Apropriação das ciências humanas pela educação física : análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
author Gutierrez, Gustavo Luis, 1958-
author_facet Gutierrez, Gustavo Luis, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierrez, Gustavo Luis, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ciências sociais
Physical education and training
Social sciences
Política de publicação
Artigo original
topic Educação física
Ciências sociais
Physical education and training
Social sciences
Política de publicação
Artigo original
description Contém 2 arquivos (português e inglês)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2302
GUTIERREZ, Gustavo Luis. Apropriação das ciências humanas pela educação física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012. Revista brasileira de educação física e esporte. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo/Escola de Educação Física e Esporte, 2016. Vol. 30, n. 4 (out./dez., 2016), p. 937-949. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2302. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2302
identifier_str_mv GUTIERREZ, Gustavo Luis. Apropriação das ciências humanas pela educação física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012. Revista brasileira de educação física e esporte. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo/Escola de Educação Física e Esporte, 2016. Vol. 30, n. 4 (out./dez., 2016), p. 937-949. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2302. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167628
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030817510391808