Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061 |
Resumo: | Resumo: Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação |
id |
CAMP_b896d652f1eea4eff88db6d271963f56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368571 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambientalHistorical-Critical Pedagogy, construction of social being and environmental educationPedagogía Histórico-Crítica, construcción del ser social yeducación ambientalDossiêPedagogia histórico-críticaEducação ambientalHistorical-critical pedagogyConstrução do ser socialEnvironmental educationResumo: Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educaçãoAbstract: This article deals with the way in which Historical-Critical Pedagogy conceives the construction of the social being and what implications this entails for environmental education. In order to do so, it begins with a characterization of the meaning of Historical-Critical Pedagogy as a concrete pedagogy, dealing, in the second moment, with the construction of the social being to, finally, situate the problem of the environment and its educationResumen: Este artículo aborda la forma en que la Pedagogía Histórico-Crítica concibe la construcción del ser social y qué implicaciones tiene para la educación ambiental. Para ello, parte de una caracterización del sentido de la Pedagogía Histórico-Crítica como pedagogía concreta, ocupándose, en un segundo momento, de la construcción del ser social para, finalmente, situar el problema del entorno y su educaciónAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSaviani, Dermeval, 1944-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16061SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 26, nesp., e8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368571porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-19T10:02:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-19T10:02:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental Historical-Critical Pedagogy, construction of social being and environmental education Pedagogía Histórico-Crítica, construcción del ser social yeducación ambiental |
title |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental |
spellingShingle |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental Saviani, Dermeval, 1944- Dossiê Pedagogia histórico-crítica Educação ambiental Historical-critical pedagogy Construção do ser social Environmental education |
title_short |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental |
title_full |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental |
title_fullStr |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental |
title_sort |
Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental |
author |
Saviani, Dermeval, 1944- |
author_facet |
Saviani, Dermeval, 1944- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saviani, Dermeval, 1944- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dossiê Pedagogia histórico-crítica Educação ambiental Historical-critical pedagogy Construção do ser social Environmental education |
topic |
Dossiê Pedagogia histórico-crítica Educação ambiental Historical-critical pedagogy Construção do ser social Environmental education |
description |
Resumo: Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061 SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 26, nesp., e8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061 |
identifier_str_mv |
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 26, nesp., e8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834007638016 |