Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894 |
Resumo: | Resumo: Este estudo aborda uma experiência de desenvolvimento do projeto de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). A pesquisa avalia as estratégias utilizadas no processo de subjetivação da identidade docente na utilização de material didático em diversas mídias, na realização de atividades, na escrita de narrativas e no uso de ferramentas colaborativas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem uma abordagem metodológica etnográfica e netnográfica, caracterizada pela participação dos autores no ambiente físico e virtual do projeto por um período de dois semestres e estruturada com base na coleta de dados diretamente no ambiente virtual. Os resultados indicam que a proposta de estágio aliada a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituiu numa oportunidade de reflexão sobre a identidade docente, visto que a proposta pedagógica buscou articular de maneira mais profícua os saberes acadêmicos aos saberes produzidos na escola a partir do uso de novas estratégias pedagógicas no ciberespaço |
id |
CAMP_d5849373a4331da10129c72c43fc9c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372898 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagemSupervised internship in geography : teacher's identity subjectivation in virtual learning environmentGeografia - Estudo e ensinoEstágio supervisionadoFormação de professoresAmbiente virtual de aprendizagemGeography - Study and teachingSupervised internshipTeacher trainingVirtual learning environmentArtigo originalResumo: Este estudo aborda uma experiência de desenvolvimento do projeto de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). A pesquisa avalia as estratégias utilizadas no processo de subjetivação da identidade docente na utilização de material didático em diversas mídias, na realização de atividades, na escrita de narrativas e no uso de ferramentas colaborativas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem uma abordagem metodológica etnográfica e netnográfica, caracterizada pela participação dos autores no ambiente físico e virtual do projeto por um período de dois semestres e estruturada com base na coleta de dados diretamente no ambiente virtual. Os resultados indicam que a proposta de estágio aliada a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituiu numa oportunidade de reflexão sobre a identidade docente, visto que a proposta pedagógica buscou articular de maneira mais profícua os saberes acadêmicos aos saberes produzidos na escola a partir do uso de novas estratégias pedagógicas no ciberespaçoAbstract: This study addresses a development experience of the Supervised Internship project in the Degree in Geography of the State University of São Paulo (Unicamp). The objective of this research is to describe the strategies used in the process of subjectivation of teacher identity, involving the provision of didactic material in various media, performing activities, writing narratives and the use of collaborative tools in a Virtual Learning Environment (AVA). The work has an ethnographic and netnographic methodological approach, characterized by the authors' participation in the physical and virtual environment of the project for a period of two semesters and by the data collection directly in the virtual environment. The results indicate that the proposal of a stage allied to the use of digital technologies of information and communication - TDIC - was an opportunity for the reflection on the teaching identity, since the pedagogical proposal sought to articulate in a more Proficient academic knowledge to the knowledge produced in school from the use of new pedagogical strategies in cyberspaceAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarinho, Cláudio, 1971-Straforini, Rafael, 1973-Canto, Tânia Seneme do, 1983-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14894MARINHO, Cláudio; STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do. Estágio supervisionado de geografia: subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. Diamantina, MG. v. 6, n. 1, p. 2-10, jun. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372898porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T19:17:09Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372898Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-26T19:17:09Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem Supervised internship in geography : teacher's identity subjectivation in virtual learning environment |
title |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem Marinho, Cláudio, 1971- Geografia - Estudo e ensino Estágio supervisionado Formação de professores Ambiente virtual de aprendizagem Geography - Study and teaching Supervised internship Teacher training Virtual learning environment Artigo original |
title_short |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem |
author |
Marinho, Cláudio, 1971- |
author_facet |
Marinho, Cláudio, 1971- Straforini, Rafael, 1973- Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_role |
author |
author2 |
Straforini, Rafael, 1973- Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Cláudio, 1971- Straforini, Rafael, 1973- Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Estágio supervisionado Formação de professores Ambiente virtual de aprendizagem Geography - Study and teaching Supervised internship Teacher training Virtual learning environment Artigo original |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Estágio supervisionado Formação de professores Ambiente virtual de aprendizagem Geography - Study and teaching Supervised internship Teacher training Virtual learning environment Artigo original |
description |
Resumo: Este estudo aborda uma experiência de desenvolvimento do projeto de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). A pesquisa avalia as estratégias utilizadas no processo de subjetivação da identidade docente na utilização de material didático em diversas mídias, na realização de atividades, na escrita de narrativas e no uso de ferramentas colaborativas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem uma abordagem metodológica etnográfica e netnográfica, caracterizada pela participação dos autores no ambiente físico e virtual do projeto por um período de dois semestres e estruturada com base na coleta de dados diretamente no ambiente virtual. Os resultados indicam que a proposta de estágio aliada a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituiu numa oportunidade de reflexão sobre a identidade docente, visto que a proposta pedagógica buscou articular de maneira mais profícua os saberes acadêmicos aos saberes produzidos na escola a partir do uso de novas estratégias pedagógicas no ciberespaço |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894 MARINHO, Cláudio; STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do. Estágio supervisionado de geografia: subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. Diamantina, MG. v. 6, n. 1, p. 2-10, jun. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894 |
identifier_str_mv |
MARINHO, Cláudio; STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do. Estágio supervisionado de geografia: subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. Diamantina, MG. v. 6, n. 1, p. 2-10, jun. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835157925888 |