Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Cláudio, 1971-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Straforini, Rafael, 1973-, Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894
Resumo: Resumo: Este estudo aborda uma experiência de desenvolvimento do projeto de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). A pesquisa avalia as estratégias utilizadas no processo de subjetivação da identidade docente na utilização de material didático em diversas mídias, na realização de atividades, na escrita de narrativas e no uso de ferramentas colaborativas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem uma abordagem metodológica etnográfica e netnográfica, caracterizada pela participação dos autores no ambiente físico e virtual do projeto por um período de dois semestres e estruturada com base na coleta de dados diretamente no ambiente virtual. Os resultados indicam que a proposta de estágio aliada a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituiu numa oportunidade de reflexão sobre a identidade docente, visto que a proposta pedagógica buscou articular de maneira mais profícua os saberes acadêmicos aos saberes produzidos na escola a partir do uso de novas estratégias pedagógicas no ciberespaço
id CAMP_d5849373a4331da10129c72c43fc9c38
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372898
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagemSupervised internship in geography : teacher's identity subjectivation in virtual learning environmentGeografia - Estudo e ensinoEstágio supervisionadoFormação de professoresAmbiente virtual de aprendizagemGeography - Study and teachingSupervised internshipTeacher trainingVirtual learning environmentArtigo originalResumo: Este estudo aborda uma experiência de desenvolvimento do projeto de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). A pesquisa avalia as estratégias utilizadas no processo de subjetivação da identidade docente na utilização de material didático em diversas mídias, na realização de atividades, na escrita de narrativas e no uso de ferramentas colaborativas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem uma abordagem metodológica etnográfica e netnográfica, caracterizada pela participação dos autores no ambiente físico e virtual do projeto por um período de dois semestres e estruturada com base na coleta de dados diretamente no ambiente virtual. Os resultados indicam que a proposta de estágio aliada a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituiu numa oportunidade de reflexão sobre a identidade docente, visto que a proposta pedagógica buscou articular de maneira mais profícua os saberes acadêmicos aos saberes produzidos na escola a partir do uso de novas estratégias pedagógicas no ciberespaçoAbstract: This study addresses a development experience of the Supervised Internship project in the Degree in Geography of the State University of São Paulo (Unicamp). The objective of this research is to describe the strategies used in the process of subjectivation of teacher identity, involving the provision of didactic material in various media, performing activities, writing narratives and the use of collaborative tools in a Virtual Learning Environment (AVA). The work has an ethnographic and netnographic methodological approach, characterized by the authors' participation in the physical and virtual environment of the project for a period of two semesters and by the data collection directly in the virtual environment. The results indicate that the proposal of a stage allied to the use of digital technologies of information and communication - TDIC - was an opportunity for the reflection on the teaching identity, since the pedagogical proposal sought to articulate in a more Proficient academic knowledge to the knowledge produced in school from the use of new pedagogical strategies in cyberspaceAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarinho, Cláudio, 1971-Straforini, Rafael, 1973-Canto, Tânia Seneme do, 1983-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14894MARINHO, Cláudio; STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do. Estágio supervisionado de geografia: subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. Diamantina, MG. v. 6, n. 1, p. 2-10, jun. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372898porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T19:17:09Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372898Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-26T19:17:09Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
Supervised internship in geography : teacher's identity subjectivation in virtual learning environment
title Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
Marinho, Cláudio, 1971-
Geografia - Estudo e ensino
Estágio supervisionado
Formação de professores
Ambiente virtual de aprendizagem
Geography - Study and teaching
Supervised internship
Teacher training
Virtual learning environment
Artigo original
title_short Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
title_full Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Estágio supervisionado de geografia : subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem
author Marinho, Cláudio, 1971-
author_facet Marinho, Cláudio, 1971-
Straforini, Rafael, 1973-
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_role author
author2 Straforini, Rafael, 1973-
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Cláudio, 1971-
Straforini, Rafael, 1973-
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Estágio supervisionado
Formação de professores
Ambiente virtual de aprendizagem
Geography - Study and teaching
Supervised internship
Teacher training
Virtual learning environment
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Estágio supervisionado
Formação de professores
Ambiente virtual de aprendizagem
Geography - Study and teaching
Supervised internship
Teacher training
Virtual learning environment
Artigo original
description Resumo: Este estudo aborda uma experiência de desenvolvimento do projeto de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). A pesquisa avalia as estratégias utilizadas no processo de subjetivação da identidade docente na utilização de material didático em diversas mídias, na realização de atividades, na escrita de narrativas e no uso de ferramentas colaborativas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem uma abordagem metodológica etnográfica e netnográfica, caracterizada pela participação dos autores no ambiente físico e virtual do projeto por um período de dois semestres e estruturada com base na coleta de dados diretamente no ambiente virtual. Os resultados indicam que a proposta de estágio aliada a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituiu numa oportunidade de reflexão sobre a identidade docente, visto que a proposta pedagógica buscou articular de maneira mais profícua os saberes acadêmicos aos saberes produzidos na escola a partir do uso de novas estratégias pedagógicas no ciberespaço
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894
MARINHO, Cláudio; STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do. Estágio supervisionado de geografia: subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. Diamantina, MG. v. 6, n. 1, p. 2-10, jun. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894
identifier_str_mv MARINHO, Cláudio; STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do. Estágio supervisionado de geografia: subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. Diamantina, MG. v. 6, n. 1, p. 2-10, jun. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14894. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372898
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835157925888