Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869 |
Resumo: | Agradecimentos: Professor José Carlos Magossi agradece à Fapesp, projeto FAPESP 2015/09356-8. Professor Adelino Francisco de Oliveira agradece ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo |
id |
CAMP_db58ba3aa431cf0e0043a87c093be685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342253 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumentalMatemática - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaMathematics - Study and teachingTeaching - MethodologyRazão instrumentalComplexidadeParte de eventoAgradecimentos: Professor José Carlos Magossi agradece à Fapesp, projeto FAPESP 2015/09356-8. Professor Adelino Francisco de Oliveira agradece ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloEste artigo foi apresentado no evento III Simpósio Internacional de Inovação em Educação, 2015Resumo: O ensino da matemática, bem como das demais ciências, de maneira geral, sofre com as perspectivas de fragmentação e reducionismo próprias de uma racionalidade meramente instrumental, que se encontra na base das posturas pragmáticas e utilitaristas em educação. O presente artigo vislumbra refletir, à luz do pensamento complexo, sobre um método que suplanta o estreito horizonte da racionalidade instrumental para o ensino de matemática e das ciências. O método CHAIn – sigla que representa a interação dinâmica entre as dimensões da comunicação, da história, da abstração e da interdisciplinaridade – compõe-se como um instrumento pedagógico a serviço da complexidade que define o processo de ensino e aprendizagemFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoSimpósio Internacional de Inovação em Educação (3. : 2015 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagossi, José Carlos, 1963-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10869MAGOSSI, José Carlos. Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática: para além da racionalidade instrumental. Revista inovaeduc. Campinas, SP. n. 4, p. 1-14, ago. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342253porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T10:40:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T10:40:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental |
title |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental |
spellingShingle |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental Magossi, José Carlos, 1963- Matemática - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Mathematics - Study and teaching Teaching - Methodology Razão instrumental Complexidade Parte de evento |
title_short |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental |
title_full |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental |
title_fullStr |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental |
title_full_unstemmed |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental |
title_sort |
Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental |
author |
Magossi, José Carlos, 1963- |
author_facet |
Magossi, José Carlos, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simpósio Internacional de Inovação em Educação (3. : 2015 : Campinas, SP) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magossi, José Carlos, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Mathematics - Study and teaching Teaching - Methodology Razão instrumental Complexidade Parte de evento |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Mathematics - Study and teaching Teaching - Methodology Razão instrumental Complexidade Parte de evento |
description |
Agradecimentos: Professor José Carlos Magossi agradece à Fapesp, projeto FAPESP 2015/09356-8. Professor Adelino Francisco de Oliveira agradece ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869 MAGOSSI, José Carlos. Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática: para além da racionalidade instrumental. Revista inovaeduc. Campinas, SP. n. 4, p. 1-14, ago. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869 |
identifier_str_mv |
MAGOSSI, José Carlos. Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática: para além da racionalidade instrumental. Revista inovaeduc. Campinas, SP. n. 4, p. 1-14, ago. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829668630528 |