Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magossi, José Carlos, 1963-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869
Resumo: Agradecimentos: Professor José Carlos Magossi agradece à Fapesp, projeto FAPESP 2015/09356-8. Professor Adelino Francisco de Oliveira agradece ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
id CAMP_db58ba3aa431cf0e0043a87c093be685
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342253
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumentalMatemática - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaMathematics - Study and teachingTeaching - MethodologyRazão instrumentalComplexidadeParte de eventoAgradecimentos: Professor José Carlos Magossi agradece à Fapesp, projeto FAPESP 2015/09356-8. Professor Adelino Francisco de Oliveira agradece ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloEste artigo foi apresentado no evento III Simpósio Internacional de Inovação em Educação, 2015Resumo: O ensino da matemática, bem como das demais ciências, de maneira geral, sofre com as perspectivas de fragmentação e reducionismo próprias de uma racionalidade meramente instrumental, que se encontra na base das posturas pragmáticas e utilitaristas em educação. O presente artigo vislumbra refletir, à luz do pensamento complexo, sobre um método que suplanta o estreito horizonte da racionalidade instrumental para o ensino de matemática e das ciências. O método CHAIn – sigla que representa a interação dinâmica entre as dimensões da comunicação, da história, da abstração e da interdisciplinaridade – compõe-se como um instrumento pedagógico a serviço da complexidade que define o processo de ensino e aprendizagemFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoSimpósio Internacional de Inovação em Educação (3. : 2015 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagossi, José Carlos, 1963-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10869MAGOSSI, José Carlos. Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática: para além da racionalidade instrumental. Revista inovaeduc. Campinas, SP. n. 4, p. 1-14, ago. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342253porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T10:40:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T10:40:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
title Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
spellingShingle Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
Magossi, José Carlos, 1963-
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Methodology
Razão instrumental
Complexidade
Parte de evento
title_short Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
title_full Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
title_fullStr Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
title_full_unstemmed Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
title_sort Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental
author Magossi, José Carlos, 1963-
author_facet Magossi, José Carlos, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simpósio Internacional de Inovação em Educação (3. : 2015 : Campinas, SP)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Magossi, José Carlos, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Methodology
Razão instrumental
Complexidade
Parte de evento
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Methodology
Razão instrumental
Complexidade
Parte de evento
description Agradecimentos: Professor José Carlos Magossi agradece à Fapesp, projeto FAPESP 2015/09356-8. Professor Adelino Francisco de Oliveira agradece ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869
MAGOSSI, José Carlos. Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática: para além da racionalidade instrumental. Revista inovaeduc. Campinas, SP. n. 4, p. 1-14, ago. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869
identifier_str_mv MAGOSSI, José Carlos. Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática: para além da racionalidade instrumental. Revista inovaeduc. Campinas, SP. n. 4, p. 1-14, ago. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10869. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829668630528