A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wieczorkovski, Daniele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Vanessa Souza da; Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Verde, Mato Grosso, Brasil, Brandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil, Lohn, Luciana Gelsleuchter; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4084
Resumo: No artigo objetivamos refletir sobre a importância da gestão escolar em ações de formação continuada que buscam o desenvolvimento profissional dos professores(as). Partimos do seguinte questionamento: Qual é a importância da gestão escolar para o desenvolvimento de ações de formação continuada de professores? O percurso metodológico, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, baseamos na aproximação dos autores da área, tais como, Zabala (1998), Canário (2002), Imbernón (2010), Paro (2010, 2012), Anastasiou (2011), Tardif e Lessard (2011), Libâneo (2004, 2012), Cunha (2013), Vasconcellos (2013), Beraza (2019), entre outros. Entre os resultados foi possível identificar que a gestão escolar tem papel primordial na realização de ações de formação continuada que proporcionam aos professores reflexões sobre suas práticas pedagógicas, desenvolvendo um movimento de reflexão-ação-reflexão importantíssimo para o suporte dos desafios diários que os mesmos têm em suas aulas e consequentemente para o desenvolvimento profissional dos mesmos.
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Entre os resultados foi possível identificar que a gestão escolar tem papel primordial na realização de ações de formação continuada que proporcionam aos professores reflexões sobre suas práticas pedagógicas, desenvolvendo um movimento de reflexão-ação-reflexão importantíssimo para o suporte dos desafios diários que os mesmos têm em suas aulas e consequentemente para o desenvolvimento profissional dos mesmos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAWieczorkovski, Daniele; Instituto Federal Catarinense, IFC, BrasilSilva, Vanessa Souza da; Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Verde, Mato Grosso, BrasilBrandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC, BrasilLohn, Luciana Gelsleuchter; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/408410.25190/rec.v10i2.4084Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. 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