A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4084 |
Resumo: | No artigo objetivamos refletir sobre a importância da gestão escolar em ações de formação continuada que buscam o desenvolvimento profissional dos professores(as). Partimos do seguinte questionamento: Qual é a importância da gestão escolar para o desenvolvimento de ações de formação continuada de professores? O percurso metodológico, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, baseamos na aproximação dos autores da área, tais como, Zabala (1998), Canário (2002), Imbernón (2010), Paro (2010, 2012), Anastasiou (2011), Tardif e Lessard (2011), Libâneo (2004, 2012), Cunha (2013), Vasconcellos (2013), Beraza (2019), entre outros. Entre os resultados foi possível identificar que a gestão escolar tem papel primordial na realização de ações de formação continuada que proporcionam aos professores reflexões sobre suas práticas pedagógicas, desenvolvendo um movimento de reflexão-ação-reflexão importantíssimo para o suporte dos desafios diários que os mesmos têm em suas aulas e consequentemente para o desenvolvimento profissional dos mesmos. |
id |
CATOLICA_87655a95be42cac4fc969a1aab70c0d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4084 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTEGestão Escolar; Formação Continuada; Desenvolvimento ProfissionalNo artigo objetivamos refletir sobre a importância da gestão escolar em ações de formação continuada que buscam o desenvolvimento profissional dos professores(as). Partimos do seguinte questionamento: Qual é a importância da gestão escolar para o desenvolvimento de ações de formação continuada de professores? O percurso metodológico, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, baseamos na aproximação dos autores da área, tais como, Zabala (1998), Canário (2002), Imbernón (2010), Paro (2010, 2012), Anastasiou (2011), Tardif e Lessard (2011), Libâneo (2004, 2012), Cunha (2013), Vasconcellos (2013), Beraza (2019), entre outros. Entre os resultados foi possível identificar que a gestão escolar tem papel primordial na realização de ações de formação continuada que proporcionam aos professores reflexões sobre suas práticas pedagógicas, desenvolvendo um movimento de reflexão-ação-reflexão importantíssimo para o suporte dos desafios diários que os mesmos têm em suas aulas e consequentemente para o desenvolvimento profissional dos mesmos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAWieczorkovski, Daniele; Instituto Federal Catarinense, IFC, BrasilSilva, Vanessa Souza da; Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Verde, Mato Grosso, BrasilBrandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC, BrasilLohn, Luciana Gelsleuchter; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/408410.25190/rec.v10i2.4084Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 85-962357-848310.25190/rec.v10i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4084/pdf08/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: 70, 2009./*ref*/BERAZA, M. A. Z. Novos desafios na formação de professores. In: IMBERNON, F.; SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. 554p./*ref*/BRANDT, A. G.; WERNER, B.; SILVA, F. L. G. R. da. O Plano Nacional de Educação e a formação continuada de professores(as) para a educação básica: análise e monitoramento acerca da Meta 16. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 8, n. 2, p. 221-232, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-50655. Acesso em: 22 nov. 2019./*ref*/PARO, V. H. Administração escolar: Uma introdução crítica. 16. ed. Cortez: 2012./*ref*/PARO, V. H. Transformação social e educação escolar. In: PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. Cortez, 2010./*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. Disponível em:https://eventos.unipampa.edu.br/seminariodocente/files/2011/03/Oficina-10-Estrat%C3%A9gias-metodol%C3%B3gicas.pdf. Acesso em: 13 out. 2019./*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2015./*ref*/BARROS, B. K. B. N. T. et al. Metodologia ativa na construção de um processo educativo crítico reflexivo com discentes do curso de FR. Revista Expressão Católica, v. 3, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1405. Acesso em: 08 maio 2020./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 08 maio 2020./*ref*/CANÁRIO, R. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1c.pdf. Acesso em: 13 out. 2019./*ref*/CUNHA, M. I. da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, jul./set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000300004. Acesso em: 13 out. 2019./*ref*/FRANCO, M. A. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, set./dez. 2016. Disponível em:http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2882/pdf. Acesso em: 07 jul 2019./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/SUANNO, M. V. R. Formação de professores e desenvolvimento profissional: processos permanentes e imbricados. In: IMBERNON, F.; SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. 554p./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004./*ref*/LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação)./*ref*/MACEDO, R. Etnopesquisa-crítica, Etnopesquisa-formação. Brasília: Líber, 2006./*ref*/PINTO, E. A. T.; CORTINOVE, L. C.; CARVALHO, D. de. Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de história, filosofia e pedagogia: concepções de alunos e professores. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 17, n. 3, jul./set. 2017. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/9495/6171. Acesso em: 13 out. 2019./*ref*/SACRISTAN, J. G. O aluno como invenção. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005./*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução: João Batista Kreuch. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011./*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Os Desafios da Indisciplina em Sala de Aula e na Escola. 1996. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf. Acesso em: 13 out. 2019./*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 15. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2013./*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa. Como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T11:40:50Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4084Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-12-21T11:40:50Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
title |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE Wieczorkovski, Daniele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil Gestão Escolar; Formação Continuada; Desenvolvimento Profissional |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
author |
Wieczorkovski, Daniele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil |
author_facet |
Wieczorkovski, Daniele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil Silva, Vanessa Souza da; Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Verde, Mato Grosso, Brasil Brandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil Lohn, Luciana Gelsleuchter; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vanessa Souza da; Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Verde, Mato Grosso, Brasil Brandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil Lohn, Luciana Gelsleuchter; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wieczorkovski, Daniele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil Silva, Vanessa Souza da; Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Verde, Mato Grosso, Brasil Brandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil Lohn, Luciana Gelsleuchter; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Escolar; Formação Continuada; Desenvolvimento Profissional |
topic |
Gestão Escolar; Formação Continuada; Desenvolvimento Profissional |
description |
No artigo objetivamos refletir sobre a importância da gestão escolar em ações de formação continuada que buscam o desenvolvimento profissional dos professores(as). Partimos do seguinte questionamento: Qual é a importância da gestão escolar para o desenvolvimento de ações de formação continuada de professores? O percurso metodológico, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, baseamos na aproximação dos autores da área, tais como, Zabala (1998), Canário (2002), Imbernón (2010), Paro (2010, 2012), Anastasiou (2011), Tardif e Lessard (2011), Libâneo (2004, 2012), Cunha (2013), Vasconcellos (2013), Beraza (2019), entre outros. Entre os resultados foi possível identificar que a gestão escolar tem papel primordial na realização de ações de formação continuada que proporcionam aos professores reflexões sobre suas práticas pedagógicas, desenvolvendo um movimento de reflexão-ação-reflexão importantíssimo para o suporte dos desafios diários que os mesmos têm em suas aulas e consequentemente para o desenvolvimento profissional dos mesmos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4084 10.25190/rec.v10i2.4084 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4084 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v10i2.4084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4084/pdf08 /*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: 70, 2009. /*ref*/BERAZA, M. A. Z. Novos desafios na formação de professores. In: IMBERNON, F.; SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. 554p. /*ref*/BRANDT, A. G.; WERNER, B.; SILVA, F. L. G. R. da. O Plano Nacional de Educação e a formação continuada de professores(as) para a educação básica: análise e monitoramento acerca da Meta 16. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 8, n. 2, p. 221-232, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-50655. Acesso em: 22 nov. 2019. /*ref*/PARO, V. H. Administração escolar: Uma introdução crítica. 16. ed. Cortez: 2012. /*ref*/PARO, V. H. Transformação social e educação escolar. In: PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. Cortez, 2010. /*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. Disponível em:https://eventos.unipampa.edu.br/seminariodocente/files/2011/03/Oficina-10-Estrat%C3%A9gias-metodol%C3%B3gicas.pdf. Acesso em: 13 out. 2019. /*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2015. /*ref*/BARROS, B. K. B. N. T. et al. Metodologia ativa na construção de um processo educativo crítico reflexivo com discentes do curso de FR. Revista Expressão Católica, v. 3, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1405. Acesso em: 08 maio 2020. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 08 maio 2020. /*ref*/CANÁRIO, R. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1c.pdf. Acesso em: 13 out. 2019. /*ref*/CUNHA, M. I. da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, jul./set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000300004. Acesso em: 13 out. 2019. /*ref*/FRANCO, M. A. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, set./dez. 2016. Disponível em:http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2882/pdf. Acesso em: 07 jul 2019. /*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. /*ref*/SUANNO, M. V. R. Formação de professores e desenvolvimento profissional: processos permanentes e imbricados. In: IMBERNON, F.; SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. 554p. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004. /*ref*/LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação). /*ref*/MACEDO, R. Etnopesquisa-crítica, Etnopesquisa-formação. Brasília: Líber, 2006. /*ref*/PINTO, E. A. T.; CORTINOVE, L. C.; CARVALHO, D. de. Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de história, filosofia e pedagogia: concepções de alunos e professores. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 17, n. 3, jul./set. 2017. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/9495/6171. Acesso em: 13 out. 2019. /*ref*/SACRISTAN, J. G. O aluno como invenção. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005. /*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução: João Batista Kreuch. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. /*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Os Desafios da Indisciplina em Sala de Aula e na Escola. 1996. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf. Acesso em: 13 out. 2019. /*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 15. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2013. /*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa. Como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 85-96 2357-8483 10.25190/rec.v10i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420699267072 |