Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, consideramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito. |
id |
CBCE-1_27d78643b23b7e8b4b0436a156454b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892012000400007 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...Educação superiortrabalho docenteepistemologiaEducação FísicaO objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, consideramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.4 2012reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892012000400007info:eu-repo/semantics/openAccessRezer,RicardoNascimento,Juarez Vieira doFensterseifer,Paulo EvaldoGraça,Amândio Braga dos Santospor2013-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892012000400007Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:44.349324Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... |
title |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... |
spellingShingle |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... Rezer,Ricardo Educação superior trabalho docente epistemologia Educação Física |
title_short |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... |
title_full |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... |
title_fullStr |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... |
title_sort |
Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física... |
author |
Rezer,Ricardo |
author_facet |
Rezer,Ricardo Nascimento,Juarez Vieira do Fensterseifer,Paulo Evaldo Graça,Amândio Braga dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento,Juarez Vieira do Fensterseifer,Paulo Evaldo Graça,Amândio Braga dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezer,Ricardo Nascimento,Juarez Vieira do Fensterseifer,Paulo Evaldo Graça,Amândio Braga dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior trabalho docente epistemologia Educação Física |
topic |
Educação superior trabalho docente epistemologia Educação Física |
description |
O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, consideramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892012000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.4 2012 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853836320768 |