Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo,Marcelo Soares Tavares de, Oliveira,Sávio Assis de, Souza Júnior,Marcílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391
Resumo: Resumo Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais.
id CBCE-1_5a65970d0b260a08dd7733bd7b28dd76
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892019000400391
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicasEscolaEsporteAções pedagógicasEnsinoResumo Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.031info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Rodrigo Falcão Cabral deMelo,Marcelo Soares Tavares deOliveira,Sávio Assis deSouza Júnior,Marcíliopor2019-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000400391Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:11.593908Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
title Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
spellingShingle Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Escola
Esporte
Ações pedagógicas
Ensino
title_short Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
title_full Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
title_fullStr Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
title_full_unstemmed Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
title_sort Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
author Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
author_facet Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Melo,Marcelo Soares Tavares de
Oliveira,Sávio Assis de
Souza Júnior,Marcílio
author_role author
author2 Melo,Marcelo Soares Tavares de
Oliveira,Sávio Assis de
Souza Júnior,Marcílio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Melo,Marcelo Soares Tavares de
Oliveira,Sávio Assis de
Souza Júnior,Marcílio
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Esporte
Ações pedagógicas
Ensino
topic Escola
Esporte
Ações pedagógicas
Ensino
description Resumo Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2018.03.031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856044621824