Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391 |
Resumo: | Resumo Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais. |
id |
CBCE-1_5a65970d0b260a08dd7733bd7b28dd76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892019000400391 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicasEscolaEsporteAções pedagógicasEnsinoResumo Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.031info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Rodrigo Falcão Cabral deMelo,Marcelo Soares Tavares deOliveira,Sávio Assis deSouza Júnior,Marcíliopor2019-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000400391Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:11.593908Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas |
title |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas |
spellingShingle |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Escola Esporte Ações pedagógicas Ensino |
title_short |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas |
title_full |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas |
title_fullStr |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas |
title_sort |
Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas |
author |
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de |
author_facet |
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Melo,Marcelo Soares Tavares de Oliveira,Sávio Assis de Souza Júnior,Marcílio |
author_role |
author |
author2 |
Melo,Marcelo Soares Tavares de Oliveira,Sávio Assis de Souza Júnior,Marcílio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Melo,Marcelo Soares Tavares de Oliveira,Sávio Assis de Souza Júnior,Marcílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Esporte Ações pedagógicas Ensino |
topic |
Escola Esporte Ações pedagógicas Ensino |
description |
Resumo Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.03.031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856044621824 |