Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300280 |
Resumo: | ResumoAnalisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental que teve como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação e usou a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que esse nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta. |
id |
CBCE-1_5c204867d7e0e6a22a0d8c3a09db26c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892015000300280 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporteEducação físicaEscolaCurrículoEsporteResumoAnalisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental que teve como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação e usou a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que esse nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300280Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2015.05.003info:eu-repo/semantics/openAccessTenório,Kadja Michele RamosOliveira,Rodrigo Falcão Cabral deLima,Ricardo Bezerra TorresCaminha,Iraquitan de OliveiraMelo,Marcelo Soares Tavares deSouza Júnior,Marcíliopor2015-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892015000300280Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:55.220994Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte |
title |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte |
spellingShingle |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte Tenório,Kadja Michele Ramos Educação física Escola Currículo Esporte |
title_short |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte |
title_full |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte |
title_fullStr |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte |
title_full_unstemmed |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte |
title_sort |
Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte |
author |
Tenório,Kadja Michele Ramos |
author_facet |
Tenório,Kadja Michele Ramos Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Lima,Ricardo Bezerra Torres Caminha,Iraquitan de Oliveira Melo,Marcelo Soares Tavares de Souza Júnior,Marcílio |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Lima,Ricardo Bezerra Torres Caminha,Iraquitan de Oliveira Melo,Marcelo Soares Tavares de Souza Júnior,Marcílio |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório,Kadja Michele Ramos Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Lima,Ricardo Bezerra Torres Caminha,Iraquitan de Oliveira Melo,Marcelo Soares Tavares de Souza Júnior,Marcílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Escola Currículo Esporte |
topic |
Educação física Escola Currículo Esporte |
description |
ResumoAnalisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental que teve como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação e usou a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que esse nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300280 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2015.05.003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854724464640 |