Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225 |
Resumo: | RESUMO O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas. |
id |
CBCE-1_858a61726a6f291357e62ed40e4faee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892021000100225 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritasBNCCEnsino fundamentalEducação FísicaLinguagensRESUMO O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.43.e004421info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Nathalia DóriaSousa,Dandara Queiroga de OliveiraSouza Junior,Antonio Fernandes deSilva,Rayanne Medeiros daAraújo,Allyson Carvalho depor2021-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892021000100225Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:17.414133Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas |
title |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas |
spellingShingle |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas Oliveira,Nathalia Dória BNCC Ensino fundamental Educação Física Linguagens |
title_short |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas |
title_full |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas |
title_fullStr |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas |
title_full_unstemmed |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas |
title_sort |
Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas |
author |
Oliveira,Nathalia Dória |
author_facet |
Oliveira,Nathalia Dória Sousa,Dandara Queiroga de Oliveira Souza Junior,Antonio Fernandes de Silva,Rayanne Medeiros da Araújo,Allyson Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa,Dandara Queiroga de Oliveira Souza Junior,Antonio Fernandes de Silva,Rayanne Medeiros da Araújo,Allyson Carvalho de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Nathalia Dória Sousa,Dandara Queiroga de Oliveira Souza Junior,Antonio Fernandes de Silva,Rayanne Medeiros da Araújo,Allyson Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Ensino fundamental Educação Física Linguagens |
topic |
BNCC Ensino fundamental Educação Física Linguagens |
description |
RESUMO O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.43.e004421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856486072320 |