Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000200163 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação desses interfere nas relações de gênero durante as aulas. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região de Campinas (SP), foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com a aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporais. |
id |
CBCE-1_93cbf2a93c821433f564c44b73103d54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892016000200163 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aulaGêneroEducação físicaConteúdosEscolaResumo Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação desses interfere nas relações de gênero durante as aulas. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região de Campinas (SP), foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com a aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000200163Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.2 2016reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2015.11.006info:eu-repo/semantics/openAccessUchoga,Liane Aparecida RoveranAltmann,Helenapor2016-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892016000200163Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:57.965231Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
spellingShingle |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula Uchoga,Liane Aparecida Roveran Gênero Educação física Conteúdos Escola |
title_short |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_full |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_fullStr |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_sort |
Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
author |
Uchoga,Liane Aparecida Roveran |
author_facet |
Uchoga,Liane Aparecida Roveran Altmann,Helena |
author_role |
author |
author2 |
Altmann,Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uchoga,Liane Aparecida Roveran Altmann,Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação física Conteúdos Escola |
topic |
Gênero Educação física Conteúdos Escola |
description |
Resumo Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação desses interfere nas relações de gênero durante as aulas. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região de Campinas (SP), foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com a aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000200163 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000200163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2015.11.006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.2 2016 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203855150186496 |