Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,André da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos,Wagner dos, Klippel,Marcos Vinicius, Rosa,Amanda De Pianti, Votre,Sebastião Josué
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467
Resumo: Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem práticas pedagógicas que concebem a criança como "sujeito de direitos" e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.
id CBCE-1_9e3ebdc61253b9eba0a4ad230908becb
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892014000200467
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolarEducação FísicaEducação Infantiljogos e brincadeirasprática de ensinoAnalisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem práticas pedagógicas que concebem a criança como "sujeito de direitos" e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.2 2014reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892014000200013info:eu-repo/semantics/openAccessMello,André da SilvaSantos,Wagner dosKlippel,Marcos ViniciusRosa,Amanda De PiantiVotre,Sebastião Josuépor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892014000200467Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:50.627769Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
title Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
spellingShingle Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
Mello,André da Silva
Educação Física
Educação Infantil
jogos e brincadeiras
prática de ensino
title_short Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
title_full Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
title_fullStr Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
title_sort Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
author Mello,André da Silva
author_facet Mello,André da Silva
Santos,Wagner dos
Klippel,Marcos Vinicius
Rosa,Amanda De Pianti
Votre,Sebastião Josué
author_role author
author2 Santos,Wagner dos
Klippel,Marcos Vinicius
Rosa,Amanda De Pianti
Votre,Sebastião Josué
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,André da Silva
Santos,Wagner dos
Klippel,Marcos Vinicius
Rosa,Amanda De Pianti
Votre,Sebastião Josué
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação Infantil
jogos e brincadeiras
prática de ensino
topic Educação Física
Educação Infantil
jogos e brincadeiras
prática de ensino
description Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem práticas pedagógicas que concebem a criança como "sujeito de direitos" e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892014000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.2 2014
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854289305600