Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467 |
Resumo: | Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem práticas pedagógicas que concebem a criança como "sujeito de direitos" e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. |
id |
CBCE-1_9e3ebdc61253b9eba0a4ad230908becb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892014000200467 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolarEducação FísicaEducação Infantiljogos e brincadeirasprática de ensinoAnalisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem práticas pedagógicas que concebem a criança como "sujeito de direitos" e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.2 2014reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892014000200013info:eu-repo/semantics/openAccessMello,André da SilvaSantos,Wagner dosKlippel,Marcos ViniciusRosa,Amanda De PiantiVotre,Sebastião Josuépor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892014000200467Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:50.627769Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar |
title |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar Mello,André da Silva Educação Física Educação Infantil jogos e brincadeiras prática de ensino |
title_short |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar |
title_full |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar |
title_sort |
Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar |
author |
Mello,André da Silva |
author_facet |
Mello,André da Silva Santos,Wagner dos Klippel,Marcos Vinicius Rosa,Amanda De Pianti Votre,Sebastião Josué |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Wagner dos Klippel,Marcos Vinicius Rosa,Amanda De Pianti Votre,Sebastião Josué |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello,André da Silva Santos,Wagner dos Klippel,Marcos Vinicius Rosa,Amanda De Pianti Votre,Sebastião Josué |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação Infantil jogos e brincadeiras prática de ensino |
topic |
Educação Física Educação Infantil jogos e brincadeiras prática de ensino |
description |
Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem práticas pedagógicas que concebem a criança como "sujeito de direitos" e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000200467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892014000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.2 2014 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854289305600 |