Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Nádia França
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Patrícia Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281
Resumo: Este artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva?se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o estar junto virtual? criado por Valente.Palavras?chave: Educação a distância; Formação docente; Práxis; Estar junto virtual. ?Training for Teachers in the Distance Education and the Reflective PracticeAbstract This article discusses the training for teachers in the context of distance education, within the reflexive perspective. Considering the growth of training for teachers courses in this modality of education and the importance of the discussions that occur around the reflection in training for teachers, we believe that discuss these issues is relevant. This study aims to analyze the conceptions of a reflexive training, its advantages and how to put it into practice. In addition, it presents the training for teachers in distance education and the possibilities of a reflective training in this modality of education. The study was done by bibliographic research, which provides conditions for a debate of theories that underlie the training for teachers guided in the reflection and the possible contributions to the construction of new knowledge. In order to understand how this approach can be carried out in the distance education, we highlight the Virtual Togetherness" created by Valente.Keywords: Distance education; Training for teachers; Praxis; Virtual togetherness.togetherness.
id CECIERJ_4615539da2d27918f6a7366303935d04
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/281
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática ReflexivaEste artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva?se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o estar junto virtual? criado por Valente.Palavras?chave: Educação a distância; Formação docente; Práxis; Estar junto virtual. ?Training for Teachers in the Distance Education and the Reflective PracticeAbstract This article discusses the training for teachers in the context of distance education, within the reflexive perspective. Considering the growth of training for teachers courses in this modality of education and the importance of the discussions that occur around the reflection in training for teachers, we believe that discuss these issues is relevant. This study aims to analyze the conceptions of a reflexive training, its advantages and how to put it into practice. In addition, it presents the training for teachers in distance education and the possibilities of a reflective training in this modality of education. The study was done by bibliographic research, which provides conditions for a debate of theories that underlie the training for teachers guided in the reflection and the possible contributions to the construction of new knowledge. In order to understand how this approach can be carried out in the distance education, we highlight the Virtual Togetherness" created by Valente.Keywords: Distance education; Training for teachers; Praxis; Virtual togetherness.togetherness.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/28110.18264/eadf.v5i3.281EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281/154Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Nádia FrançaAlmeida, Patrícia Vasconcelos2020-01-18T11:13:41ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
title Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
spellingShingle Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
Teixeira, Nádia França
title_short Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
title_full Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
title_fullStr Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
title_full_unstemmed Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
title_sort Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
author Teixeira, Nádia França
author_facet Teixeira, Nádia França
Almeida, Patrícia Vasconcelos
author_role author
author2 Almeida, Patrícia Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Nádia França
Almeida, Patrícia Vasconcelos
description Este artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva?se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o estar junto virtual? criado por Valente.Palavras?chave: Educação a distância; Formação docente; Práxis; Estar junto virtual. ?Training for Teachers in the Distance Education and the Reflective PracticeAbstract This article discusses the training for teachers in the context of distance education, within the reflexive perspective. Considering the growth of training for teachers courses in this modality of education and the importance of the discussions that occur around the reflection in training for teachers, we believe that discuss these issues is relevant. This study aims to analyze the conceptions of a reflexive training, its advantages and how to put it into practice. In addition, it presents the training for teachers in distance education and the possibilities of a reflective training in this modality of education. The study was done by bibliographic research, which provides conditions for a debate of theories that underlie the training for teachers guided in the reflection and the possible contributions to the construction of new knowledge. In order to understand how this approach can be carried out in the distance education, we highlight the Virtual Togetherness" created by Valente.Keywords: Distance education; Training for teachers; Praxis; Virtual togetherness.togetherness.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281
10.18264/eadf.v5i3.281
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i3.281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281/154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567526633472