Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281 |
Resumo: | Este artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva?se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o estar junto virtual? criado por Valente.Palavras?chave: Educação a distância; Formação docente; Práxis; Estar junto virtual. ?Training for Teachers in the Distance Education and the Reflective PracticeAbstract This article discusses the training for teachers in the context of distance education, within the reflexive perspective. Considering the growth of training for teachers courses in this modality of education and the importance of the discussions that occur around the reflection in training for teachers, we believe that discuss these issues is relevant. This study aims to analyze the conceptions of a reflexive training, its advantages and how to put it into practice. In addition, it presents the training for teachers in distance education and the possibilities of a reflective training in this modality of education. The study was done by bibliographic research, which provides conditions for a debate of theories that underlie the training for teachers guided in the reflection and the possible contributions to the construction of new knowledge. In order to understand how this approach can be carried out in the distance education, we highlight the Virtual Togetherness" created by Valente.Keywords: Distance education; Training for teachers; Praxis; Virtual togetherness.togetherness. |
id |
CECIERJ_4615539da2d27918f6a7366303935d04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/281 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática ReflexivaEste artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva?se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o estar junto virtual? criado por Valente.Palavras?chave: Educação a distância; Formação docente; Práxis; Estar junto virtual. ?Training for Teachers in the Distance Education and the Reflective PracticeAbstract This article discusses the training for teachers in the context of distance education, within the reflexive perspective. Considering the growth of training for teachers courses in this modality of education and the importance of the discussions that occur around the reflection in training for teachers, we believe that discuss these issues is relevant. This study aims to analyze the conceptions of a reflexive training, its advantages and how to put it into practice. In addition, it presents the training for teachers in distance education and the possibilities of a reflective training in this modality of education. The study was done by bibliographic research, which provides conditions for a debate of theories that underlie the training for teachers guided in the reflection and the possible contributions to the construction of new knowledge. In order to understand how this approach can be carried out in the distance education, we highlight the Virtual Togetherness" created by Valente.Keywords: Distance education; Training for teachers; Praxis; Virtual togetherness.togetherness.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/28110.18264/eadf.v5i3.281EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281/154Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Nádia FrançaAlmeida, Patrícia Vasconcelos2020-01-18T11:13:41ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva |
title |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva |
spellingShingle |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva Teixeira, Nádia França |
title_short |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva |
title_full |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva |
title_fullStr |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva |
title_sort |
Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva |
author |
Teixeira, Nádia França |
author_facet |
Teixeira, Nádia França Almeida, Patrícia Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Patrícia Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Nádia França Almeida, Patrícia Vasconcelos |
description |
Este artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva?se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o estar junto virtual? criado por Valente.Palavras?chave: Educação a distância; Formação docente; Práxis; Estar junto virtual. ?Training for Teachers in the Distance Education and the Reflective PracticeAbstract This article discusses the training for teachers in the context of distance education, within the reflexive perspective. Considering the growth of training for teachers courses in this modality of education and the importance of the discussions that occur around the reflection in training for teachers, we believe that discuss these issues is relevant. This study aims to analyze the conceptions of a reflexive training, its advantages and how to put it into practice. In addition, it presents the training for teachers in distance education and the possibilities of a reflective training in this modality of education. The study was done by bibliographic research, which provides conditions for a debate of theories that underlie the training for teachers guided in the reflection and the possible contributions to the construction of new knowledge. In order to understand how this approach can be carried out in the distance education, we highlight the Virtual Togetherness" created by Valente.Keywords: Distance education; Training for teachers; Praxis; Virtual togetherness.togetherness. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281 10.18264/eadf.v5i3.281 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i3.281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/281/154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567526633472 |