A Arte de Inovar na Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Zulmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604
Resumo: Os métodos tradicionais de solução de problemas, caracterizados como intuitivos e sistemáticos, nem sempre conseguem fornecer soluções criativas e inovadoras, elementos fundamentais para um negócio bem-sucedido. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) e uma aplicação dessa teoria, por meio de consultoria, no design educacional de um programa de Educação a Distância. O artigo está dividido nos seguintes itens: definição da teoria TRIZ, descrição de um estudo de caso que utilizou a TRIZ via aplicabilidade de ferramentas conhecidas como Nine Windows (Nove Janelas) e análise dos resultados obtidos, que geraram um produto com inovação incremental. Palavras-chave: TRIZ, Educação a Distância, Inovação, Criatividade, Nine Windows. The Art of Innovating in Distance Education  AbstractTraditional methods of problem solving, characterized as intuitive and systematic, may not always provide creative and innovative solutions, key elements for a successful business. The aim of this paper is to propose a reflection on the Theory of Inventive Problem Solving (TRIZ) and an application of this theory through a consultancy in educational design of a Distance Education program. The article is divided into the following: definition of TRIZ theory, description of a case study that used the TRIZ through the applicability of tools known as Nine Windows and analysis of the results which generated a product with incremental innovation.Keywords: TRIZ, Distance education, Innovation, Creativity, Nine Windows.
id CECIERJ_85ab7052dea0b115fd184af76dc09898
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/604
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A Arte de Inovar na Educação a DistânciaOs métodos tradicionais de solução de problemas, caracterizados como intuitivos e sistemáticos, nem sempre conseguem fornecer soluções criativas e inovadoras, elementos fundamentais para um negócio bem-sucedido. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) e uma aplicação dessa teoria, por meio de consultoria, no design educacional de um programa de Educação a Distância. O artigo está dividido nos seguintes itens: definição da teoria TRIZ, descrição de um estudo de caso que utilizou a TRIZ via aplicabilidade de ferramentas conhecidas como Nine Windows (Nove Janelas) e análise dos resultados obtidos, que geraram um produto com inovação incremental. Palavras-chave: TRIZ, Educação a Distância, Inovação, Criatividade, Nine Windows. The Art of Innovating in Distance Education  AbstractTraditional methods of problem solving, characterized as intuitive and systematic, may not always provide creative and innovative solutions, key elements for a successful business. The aim of this paper is to propose a reflection on the Theory of Inventive Problem Solving (TRIZ) and an application of this theory through a consultancy in educational design of a Distance Education program. The article is divided into the following: definition of TRIZ theory, description of a case study that used the TRIZ through the applicability of tools known as Nine Windows and analysis of the results which generated a product with incremental innovation.Keywords: TRIZ, Distance education, Innovation, Creativity, Nine Windows.Fundação Cecierj2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/60410.18264/eadf.v7i3.604EaD em Foco; Vol. 7 No. 3 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 3 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 3 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604/264Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Andréia Marcelino ErnestoCarvalho, Zulmara2020-01-17T10:14:49ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A Arte de Inovar na Educação a Distância
title A Arte de Inovar na Educação a Distância
spellingShingle A Arte de Inovar na Educação a Distância
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
title_short A Arte de Inovar na Educação a Distância
title_full A Arte de Inovar na Educação a Distância
title_fullStr A Arte de Inovar na Educação a Distância
title_full_unstemmed A Arte de Inovar na Educação a Distância
title_sort A Arte de Inovar na Educação a Distância
author Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
author_facet Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
Carvalho, Zulmara
author_role author
author2 Carvalho, Zulmara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
Carvalho, Zulmara
description Os métodos tradicionais de solução de problemas, caracterizados como intuitivos e sistemáticos, nem sempre conseguem fornecer soluções criativas e inovadoras, elementos fundamentais para um negócio bem-sucedido. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) e uma aplicação dessa teoria, por meio de consultoria, no design educacional de um programa de Educação a Distância. O artigo está dividido nos seguintes itens: definição da teoria TRIZ, descrição de um estudo de caso que utilizou a TRIZ via aplicabilidade de ferramentas conhecidas como Nine Windows (Nove Janelas) e análise dos resultados obtidos, que geraram um produto com inovação incremental. Palavras-chave: TRIZ, Educação a Distância, Inovação, Criatividade, Nine Windows. The Art of Innovating in Distance Education  AbstractTraditional methods of problem solving, characterized as intuitive and systematic, may not always provide creative and innovative solutions, key elements for a successful business. The aim of this paper is to propose a reflection on the Theory of Inventive Problem Solving (TRIZ) and an application of this theory through a consultancy in educational design of a Distance Education program. The article is divided into the following: definition of TRIZ theory, description of a case study that used the TRIZ through the applicability of tools known as Nine Windows and analysis of the results which generated a product with incremental innovation.Keywords: TRIZ, Distance education, Innovation, Creativity, Nine Windows.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604
10.18264/eadf.v7i3.604
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i3.604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 3 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 3 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 3 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568042532864