A Arte de Inovar na Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604 |
Resumo: | Os métodos tradicionais de solução de problemas, caracterizados como intuitivos e sistemáticos, nem sempre conseguem fornecer soluções criativas e inovadoras, elementos fundamentais para um negócio bem-sucedido. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) e uma aplicação dessa teoria, por meio de consultoria, no design educacional de um programa de Educação a Distância. O artigo está dividido nos seguintes itens: definição da teoria TRIZ, descrição de um estudo de caso que utilizou a TRIZ via aplicabilidade de ferramentas conhecidas como Nine Windows (Nove Janelas) e análise dos resultados obtidos, que geraram um produto com inovação incremental. Palavras-chave: TRIZ, Educação a Distância, Inovação, Criatividade, Nine Windows. The Art of Innovating in Distance Education AbstractTraditional methods of problem solving, characterized as intuitive and systematic, may not always provide creative and innovative solutions, key elements for a successful business. The aim of this paper is to propose a reflection on the Theory of Inventive Problem Solving (TRIZ) and an application of this theory through a consultancy in educational design of a Distance Education program. The article is divided into the following: definition of TRIZ theory, description of a case study that used the TRIZ through the applicability of tools known as Nine Windows and analysis of the results which generated a product with incremental innovation.Keywords: TRIZ, Distance education, Innovation, Creativity, Nine Windows. |
id |
CECIERJ_85ab7052dea0b115fd184af76dc09898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/604 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A Arte de Inovar na Educação a DistânciaOs métodos tradicionais de solução de problemas, caracterizados como intuitivos e sistemáticos, nem sempre conseguem fornecer soluções criativas e inovadoras, elementos fundamentais para um negócio bem-sucedido. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) e uma aplicação dessa teoria, por meio de consultoria, no design educacional de um programa de Educação a Distância. O artigo está dividido nos seguintes itens: definição da teoria TRIZ, descrição de um estudo de caso que utilizou a TRIZ via aplicabilidade de ferramentas conhecidas como Nine Windows (Nove Janelas) e análise dos resultados obtidos, que geraram um produto com inovação incremental. Palavras-chave: TRIZ, Educação a Distância, Inovação, Criatividade, Nine Windows. The Art of Innovating in Distance Education AbstractTraditional methods of problem solving, characterized as intuitive and systematic, may not always provide creative and innovative solutions, key elements for a successful business. The aim of this paper is to propose a reflection on the Theory of Inventive Problem Solving (TRIZ) and an application of this theory through a consultancy in educational design of a Distance Education program. The article is divided into the following: definition of TRIZ theory, description of a case study that used the TRIZ through the applicability of tools known as Nine Windows and analysis of the results which generated a product with incremental innovation.Keywords: TRIZ, Distance education, Innovation, Creativity, Nine Windows.Fundação Cecierj2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/60410.18264/eadf.v7i3.604EaD em Foco; Vol. 7 No. 3 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 3 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 3 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604/264Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Andréia Marcelino ErnestoCarvalho, Zulmara2020-01-17T10:14:49ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Arte de Inovar na Educação a Distância |
title |
A Arte de Inovar na Educação a Distância |
spellingShingle |
A Arte de Inovar na Educação a Distância Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto |
title_short |
A Arte de Inovar na Educação a Distância |
title_full |
A Arte de Inovar na Educação a Distância |
title_fullStr |
A Arte de Inovar na Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
A Arte de Inovar na Educação a Distância |
title_sort |
A Arte de Inovar na Educação a Distância |
author |
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto |
author_facet |
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto Carvalho, Zulmara |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Zulmara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto Carvalho, Zulmara |
description |
Os métodos tradicionais de solução de problemas, caracterizados como intuitivos e sistemáticos, nem sempre conseguem fornecer soluções criativas e inovadoras, elementos fundamentais para um negócio bem-sucedido. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) e uma aplicação dessa teoria, por meio de consultoria, no design educacional de um programa de Educação a Distância. O artigo está dividido nos seguintes itens: definição da teoria TRIZ, descrição de um estudo de caso que utilizou a TRIZ via aplicabilidade de ferramentas conhecidas como Nine Windows (Nove Janelas) e análise dos resultados obtidos, que geraram um produto com inovação incremental. Palavras-chave: TRIZ, Educação a Distância, Inovação, Criatividade, Nine Windows. The Art of Innovating in Distance Education AbstractTraditional methods of problem solving, characterized as intuitive and systematic, may not always provide creative and innovative solutions, key elements for a successful business. The aim of this paper is to propose a reflection on the Theory of Inventive Problem Solving (TRIZ) and an application of this theory through a consultancy in educational design of a Distance Education program. The article is divided into the following: definition of TRIZ theory, description of a case study that used the TRIZ through the applicability of tools known as Nine Windows and analysis of the results which generated a product with incremental innovation.Keywords: TRIZ, Distance education, Innovation, Creativity, Nine Windows. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604 10.18264/eadf.v7i3.604 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v7i3.604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 7 No. 3 (2017) EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 3 (2017) EaD em Foco; v. 7 n. 3 (2017) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981568042532864 |