Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Inês Barbosa de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100004
Resumo: O texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses, valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam.
id CEDES-1_3bc6555e47a0ccbd29b12ddd9667f2d8
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000100004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundoPesquisa no/do cotidianoCegueira epistemológicaCotidiano escolarTessitura de conhecimento em redesO texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses, valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100004Educação & Sociedade v.28 n.98 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000100004info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Inês Barbosa depor2007-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-05-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
title Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
spellingShingle Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
Oliveira,Inês Barbosa de
Pesquisa no/do cotidiano
Cegueira epistemológica
Cotidiano escolar
Tessitura de conhecimento em redes
title_short Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
title_full Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
title_fullStr Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
title_full_unstemmed Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
title_sort Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
author Oliveira,Inês Barbosa de
author_facet Oliveira,Inês Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Inês Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa no/do cotidiano
Cegueira epistemológica
Cotidiano escolar
Tessitura de conhecimento em redes
topic Pesquisa no/do cotidiano
Cegueira epistemológica
Cotidiano escolar
Tessitura de conhecimento em redes
description O texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses, valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.98 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554116669440