APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/147 |
Resumo: | Esta comunicação socializa os resultados alcançados a partir de uma pesquisa resultante da ação de extensão intitulada “Ciclo de Formação Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG). Sob o entendimento de que o espaço museal tem se apresentado como importante possibilidade para o processo de formação docente fora das instituições de ensino formal, a referida pesquisa, por meio de uma análise qualiquantitativa da síntese dos três encontros de formação promovidos no ano de 2019 pelo CFDM, teve como objetivo estabelecer contribuições para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem em espaços não escolares, a exemplo dos museus. Para o alcance desse objetivo, adotou-se como material empírico de análise as opiniões dos participantes coletadas em fichas de avaliação da ação, as quais foram interpretadas pela técnica de análise de conteúdo. Essas interpretações culminaram nos seguintes resultados: dos 66 participantes, 11 eram professores, sendo que os demais ou estavam se licenciando ou atuavam como técnicos na área da educação. Para a maioria dos participantes, ações educativas em espaços museais propiciam vivências, experiências e interações com o outro a partir da socialização de conhecimentos de diferentes áreas, potencializando a aproximação do conteúdo escolar com aspectos da vida prática. A pesquisa reafirma, portanto, a necessidade da realização de ações voltadas para a formação de professores e educadores em museus de história natural, cuja apropriação pedagógica do seu espaço contribui para fortalecer a compreensão de que espaços não escolares (ENE) são cenários de práticas pedagógicas e produção de conhecimento para espaços de educação formal (EF), comprovando uma indissociabilidade exitosa entre ENE e EF. |
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