APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Alves, Daniel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/147
Resumo: Esta comunicação socializa os resultados alcançados a partir de uma pesquisa resultante da ação de extensão intitulada “Ciclo de Formação Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG). Sob o entendimento de que o espaço museal tem se apresentado como importante possibilidade para o processo de formação docente fora das instituições de ensino formal, a referida pesquisa, por meio de uma análise qualiquantitativa da síntese dos três encontros de formação promovidos no ano de 2019 pelo CFDM, teve como objetivo estabelecer contribuições para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem em espaços não escolares, a exemplo dos museus. Para o alcance desse objetivo, adotou-se como material empírico de análise as opiniões dos participantes coletadas em fichas de avaliação da ação, as quais foram interpretadas pela técnica de análise de conteúdo. Essas interpretações culminaram nos seguintes resultados: dos 66 participantes, 11 eram professores, sendo que os demais ou estavam se licenciando ou atuavam como técnicos na área da educação. Para a maioria dos participantes, ações educativas em espaços museais propiciam vivências, experiências e interações com o outro a partir da socialização de conhecimentos de diferentes áreas, potencializando a aproximação do conteúdo escolar com aspectos da vida prática. A pesquisa reafirma, portanto, a necessidade da realização de ações voltadas para a formação de professores e educadores em museus de história natural, cuja apropriação pedagógica do seu espaço contribui para fortalecer a compreensão de que espaços não escolares (ENE) são cenários de práticas pedagógicas e produção de conhecimento para espaços de educação formal (EF), comprovando uma indissociabilidade exitosa entre ENE e EF.
id CEEINTER-1_ad509767bafed8bf6e6b7255c9ccb185
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/147
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAISFormação docente. Espaços não escolares. Processos educativos. Museu.NenhumEsta comunicação socializa os resultados alcançados a partir de uma pesquisa resultante da ação de extensão intitulada “Ciclo de Formação Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG). Sob o entendimento de que o espaço museal tem se apresentado como importante possibilidade para o processo de formação docente fora das instituições de ensino formal, a referida pesquisa, por meio de uma análise qualiquantitativa da síntese dos três encontros de formação promovidos no ano de 2019 pelo CFDM, teve como objetivo estabelecer contribuições para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem em espaços não escolares, a exemplo dos museus. Para o alcance desse objetivo, adotou-se como material empírico de análise as opiniões dos participantes coletadas em fichas de avaliação da ação, as quais foram interpretadas pela técnica de análise de conteúdo. Essas interpretações culminaram nos seguintes resultados: dos 66 participantes, 11 eram professores, sendo que os demais ou estavam se licenciando ou atuavam como técnicos na área da educação. Para a maioria dos participantes, ações educativas em espaços museais propiciam vivências, experiências e interações com o outro a partir da socialização de conhecimentos de diferentes áreas, potencializando a aproximação do conteúdo escolar com aspectos da vida prática. A pesquisa reafirma, portanto, a necessidade da realização de ações voltadas para a formação de professores e educadores em museus de história natural, cuja apropriação pedagógica do seu espaço contribui para fortalecer a compreensão de que espaços não escolares (ENE) são cenários de práticas pedagógicas e produção de conhecimento para espaços de educação formal (EF), comprovando uma indissociabilidade exitosa entre ENE e EF.Editora CEEINTER2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/147Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e NarrativasRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e NarrativasRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/147/149Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Alves, Daniel 2021-08-23T17:36:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/147Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-08-23T17:36:05Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
title APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
spellingShingle APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
Cardoso Alves, Daniel
Formação docente. Espaços não escolares. Processos educativos. Museu.
Nenhum
title_short APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
title_full APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
title_fullStr APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
title_full_unstemmed APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
title_sort APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICO-FORMATIVA DE ESPAÇOS MUSEAIS
author Cardoso Alves, Daniel
author_facet Cardoso Alves, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Alves, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Espaços não escolares. Processos educativos. Museu.
Nenhum
topic Formação docente. Espaços não escolares. Processos educativos. Museu.
Nenhum
description Esta comunicação socializa os resultados alcançados a partir de uma pesquisa resultante da ação de extensão intitulada “Ciclo de Formação Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG). Sob o entendimento de que o espaço museal tem se apresentado como importante possibilidade para o processo de formação docente fora das instituições de ensino formal, a referida pesquisa, por meio de uma análise qualiquantitativa da síntese dos três encontros de formação promovidos no ano de 2019 pelo CFDM, teve como objetivo estabelecer contribuições para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem em espaços não escolares, a exemplo dos museus. Para o alcance desse objetivo, adotou-se como material empírico de análise as opiniões dos participantes coletadas em fichas de avaliação da ação, as quais foram interpretadas pela técnica de análise de conteúdo. Essas interpretações culminaram nos seguintes resultados: dos 66 participantes, 11 eram professores, sendo que os demais ou estavam se licenciando ou atuavam como técnicos na área da educação. Para a maioria dos participantes, ações educativas em espaços museais propiciam vivências, experiências e interações com o outro a partir da socialização de conhecimentos de diferentes áreas, potencializando a aproximação do conteúdo escolar com aspectos da vida prática. A pesquisa reafirma, portanto, a necessidade da realização de ações voltadas para a formação de professores e educadores em museus de história natural, cuja apropriação pedagógica do seu espaço contribui para fortalecer a compreensão de que espaços não escolares (ENE) são cenários de práticas pedagógicas e produção de conhecimento para espaços de educação formal (EF), comprovando uma indissociabilidade exitosa entre ENE e EF.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/147
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/147/149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749277843456