Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322 |
Resumo: | O artigo descreve e analisa a realização de protótipo desenvolvido em escola pública de ensino médio situada em São Paulo, capital, com o objetivo de sensibilizar alunos para a leitura de obras clássicas da literatura. O protótipo utilizou estratégias baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e no Design Thinking, por meio dos quais alunos e professores criaram e implementaram ações variadas visando o objetivo proposto. Após a realização do protótipo foram aplicados questionários a professores e alunos para avaliar o processo e resultados alcançados. Os resultados apontam que o protótipo teve sucesso ao evidenciar aos alunos que aspectos estão envolvidos na escolha de obras literárias para leitura e ao sensibilizar e mobilizar os estudantes para a leitura de obras clássicas. |
id |
CENPEC-1_8be15a256483dfb93679fd2d319dad05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/322 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professoresDesign Thinking: a strategy for stimulating literature by students and teachersAprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura.Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature.O artigo descreve e analisa a realização de protótipo desenvolvido em escola pública de ensino médio situada em São Paulo, capital, com o objetivo de sensibilizar alunos para a leitura de obras clássicas da literatura. O protótipo utilizou estratégias baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e no Design Thinking, por meio dos quais alunos e professores criaram e implementaram ações variadas visando o objetivo proposto. Após a realização do protótipo foram aplicados questionários a professores e alunos para avaliar o processo e resultados alcançados. Os resultados apontam que o protótipo teve sucesso ao evidenciar aos alunos que aspectos estão envolvidos na escolha de obras literárias para leitura e ao sensibilizar e mobilizar os estudantes para a leitura de obras clássicas. This article describes and analyzes a prototype conducted in a secondary level public school in the city of São Paulo with the purpose of sensitizing students towards reading classic literature works. The prototype used strategies based upon Project- and Problem-Based Learning (PBL) and Design Thinking. Through these, students and teachers created and implemented various actions aimed at the proposed goal. Once the prototype was concluded, teachers and students answered questionnaires to assess the process and results achieved. Results indicate that the prototype was successful in showing students what aspects are involved in choosing literary works for reading, and in sensitizing and mobilizing them towards reading classic works.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLopes, Raphael Gregory BazílioArantes, Priscila BarbosaKlein, Ângela2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/32210.18676/cadernoscenpec.v5i1.322Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 1 (2015)Cadernos Cenpec; v. 5, n. 1 (2015)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v5i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322/328info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:30:24Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/322Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:30:24Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores Design Thinking: a strategy for stimulating literature by students and teachers |
title |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores |
spellingShingle |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores Lopes, Raphael Gregory Bazílio Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura. Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature. |
title_short |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores |
title_full |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores |
title_fullStr |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores |
title_sort |
Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores |
author |
Lopes, Raphael Gregory Bazílio |
author_facet |
Lopes, Raphael Gregory Bazílio Arantes, Priscila Barbosa Klein, Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Arantes, Priscila Barbosa Klein, Ângela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Raphael Gregory Bazílio Arantes, Priscila Barbosa Klein, Ângela |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura. Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature. |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura. Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature. |
description |
O artigo descreve e analisa a realização de protótipo desenvolvido em escola pública de ensino médio situada em São Paulo, capital, com o objetivo de sensibilizar alunos para a leitura de obras clássicas da literatura. O protótipo utilizou estratégias baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e no Design Thinking, por meio dos quais alunos e professores criaram e implementaram ações variadas visando o objetivo proposto. Após a realização do protótipo foram aplicados questionários a professores e alunos para avaliar o processo e resultados alcançados. Os resultados apontam que o protótipo teve sucesso ao evidenciar aos alunos que aspectos estão envolvidos na escolha de obras literárias para leitura e ao sensibilizar e mobilizar os estudantes para a leitura de obras clássicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322 10.18676/cadernoscenpec.v5i1.322 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v5i1.322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322/328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 1 (2015) Cadernos Cenpec; v. 5, n. 1 (2015) 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v5i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072195727360 |