Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Raphael Gregory Bazílio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Arantes, Priscila Barbosa, Klein, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322
Resumo: O artigo descreve e analisa a realização de protótipo desenvolvido em escola pública de ensino médio situada em São Paulo, capital, com o objetivo de sensibilizar alunos para a leitura de obras clássicas da literatura. O protótipo utilizou estratégias baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e no Design Thinking, por meio dos quais alunos e professores criaram e implementaram ações variadas visando o objetivo proposto. Após a realização do protótipo foram aplicados questionários a professores e alunos para avaliar o processo e resultados alcançados. Os resultados apontam que o protótipo teve sucesso ao evidenciar aos alunos que aspectos estão envolvidos na escolha de obras literárias para leitura e ao sensibilizar e mobilizar os estudantes para a leitura de obras clássicas. 
id CENPEC-1_8be15a256483dfb93679fd2d319dad05
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/322
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professoresDesign Thinking: a strategy for stimulating literature by students and teachersAprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura.Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature.O artigo descreve e analisa a realização de protótipo desenvolvido em escola pública de ensino médio situada em São Paulo, capital, com o objetivo de sensibilizar alunos para a leitura de obras clássicas da literatura. O protótipo utilizou estratégias baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e no Design Thinking, por meio dos quais alunos e professores criaram e implementaram ações variadas visando o objetivo proposto. Após a realização do protótipo foram aplicados questionários a professores e alunos para avaliar o processo e resultados alcançados. Os resultados apontam que o protótipo teve sucesso ao evidenciar aos alunos que aspectos estão envolvidos na escolha de obras literárias para leitura e ao sensibilizar e mobilizar os estudantes para a leitura de obras clássicas. This article describes and analyzes a prototype conducted in a secondary level public school in the city of São Paulo with the purpose of sensitizing students towards reading classic literature works. The prototype used strategies based upon Project- and Problem-Based Learning (PBL) and Design Thinking. Through these, students and teachers created and implemented various actions aimed at the proposed goal. Once the prototype was concluded, teachers and students answered questionnaires to assess the process and results achieved. Results indicate that the prototype was successful in showing students what aspects are involved in choosing literary works for reading, and in sensitizing and mobilizing them towards reading classic works.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLopes, Raphael Gregory BazílioArantes, Priscila BarbosaKlein, Ângela2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/32210.18676/cadernoscenpec.v5i1.322Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 1 (2015)Cadernos Cenpec; v. 5, n. 1 (2015)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v5i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322/328info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:30:24Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/322Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:30:24Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
Design Thinking: a strategy for stimulating literature by students and teachers

title Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
spellingShingle Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
Lopes, Raphael Gregory Bazílio
Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura.
Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature.
title_short Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
title_full Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
title_fullStr Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
title_full_unstemmed Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
title_sort Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores
author Lopes, Raphael Gregory Bazílio
author_facet Lopes, Raphael Gregory Bazílio
Arantes, Priscila Barbosa
Klein, Ângela
author_role author
author2 Arantes, Priscila Barbosa
Klein, Ângela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Raphael Gregory Bazílio
Arantes, Priscila Barbosa
Klein, Ângela
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura.
Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature.
topic Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura.
Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature.
description O artigo descreve e analisa a realização de protótipo desenvolvido em escola pública de ensino médio situada em São Paulo, capital, com o objetivo de sensibilizar alunos para a leitura de obras clássicas da literatura. O protótipo utilizou estratégias baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e no Design Thinking, por meio dos quais alunos e professores criaram e implementaram ações variadas visando o objetivo proposto. Após a realização do protótipo foram aplicados questionários a professores e alunos para avaliar o processo e resultados alcançados. Os resultados apontam que o protótipo teve sucesso ao evidenciar aos alunos que aspectos estão envolvidos na escolha de obras literárias para leitura e ao sensibilizar e mobilizar os estudantes para a leitura de obras clássicas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322
10.18676/cadernoscenpec.v5i1.322
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v5i1.322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/322/328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 1 (2015)
Cadernos Cenpec; v. 5, n. 1 (2015)
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v5i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072195727360