A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, Klivia de Cássia Silva, Souza, Raquel Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437
Resumo: O objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Parte-se do pressuposto que uma proposta de avaliação que utiliza as ferramentas digitais como estratégia pedagógica, deve promover a interação entre conteúdo e forma e permitir ao aluno dar um salto qualitativo na aprendizagem. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que discutem concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais e a inter-relação entre ambas. A partir de dois exemplos de instrumentos digitais, fórum e portfólio, nossos apontamentos se direcionam para a avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais numa concepção que ultrapassa a mera técnica e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório.
id CESGRAN-1_33edb250a4b74b1f6dd8eff13d55b0bc
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3437
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógicaAvaliação; Educação; TecnologiasO objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Parte-se do pressuposto que uma proposta de avaliação que utiliza as ferramentas digitais como estratégia pedagógica, deve promover a interação entre conteúdo e forma e permitir ao aluno dar um salto qualitativo na aprendizagem. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que discutem concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais e a inter-relação entre ambas. A partir de dois exemplos de instrumentos digitais, fórum e portfólio, nossos apontamentos se direcionam para a avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais numa concepção que ultrapassa a mera técnica e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório.Fundação Cesgranriode Queiroz Gonçalves, Gláucia SignorelliNunes, Klivia de Cássia SilvaSouza, Raquel Aparecida2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/343710.22347/2175-2753v13i40.3437Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 491-5142175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437/pdfDireitos autorais 2021 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:20:48Zoai:ojs.localhost:article/3437Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-10-01T19:20:48Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
title A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
spellingShingle A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli
Avaliação; Educação; Tecnologias
title_short A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
title_full A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
title_fullStr A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
title_sort A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
author de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli
author_facet de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli
Nunes, Klivia de Cássia Silva
Souza, Raquel Aparecida
author_role author
author2 Nunes, Klivia de Cássia Silva
Souza, Raquel Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli
Nunes, Klivia de Cássia Silva
Souza, Raquel Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; Tecnologias
topic Avaliação; Educação; Tecnologias
description O objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Parte-se do pressuposto que uma proposta de avaliação que utiliza as ferramentas digitais como estratégia pedagógica, deve promover a interação entre conteúdo e forma e permitir ao aluno dar um salto qualitativo na aprendizagem. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que discutem concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais e a inter-relação entre ambas. A partir de dois exemplos de instrumentos digitais, fórum e portfólio, nossos apontamentos se direcionam para a avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais numa concepção que ultrapassa a mera técnica e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437
10.22347/2175-2753v13i40.3437
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v13i40.3437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 491-514
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671826915328