A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Parte-se do pressuposto que uma proposta de avaliação que utiliza as ferramentas digitais como estratégia pedagógica, deve promover a interação entre conteúdo e forma e permitir ao aluno dar um salto qualitativo na aprendizagem. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que discutem concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais e a inter-relação entre ambas. A partir de dois exemplos de instrumentos digitais, fórum e portfólio, nossos apontamentos se direcionam para a avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais numa concepção que ultrapassa a mera técnica e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório. |
id |
CESGRAN-1_33edb250a4b74b1f6dd8eff13d55b0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3437 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógicaAvaliação; Educação; TecnologiasO objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Parte-se do pressuposto que uma proposta de avaliação que utiliza as ferramentas digitais como estratégia pedagógica, deve promover a interação entre conteúdo e forma e permitir ao aluno dar um salto qualitativo na aprendizagem. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que discutem concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais e a inter-relação entre ambas. A partir de dois exemplos de instrumentos digitais, fórum e portfólio, nossos apontamentos se direcionam para a avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais numa concepção que ultrapassa a mera técnica e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório.Fundação Cesgranriode Queiroz Gonçalves, Gláucia SignorelliNunes, Klivia de Cássia SilvaSouza, Raquel Aparecida2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/343710.22347/2175-2753v13i40.3437Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 491-5142175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437/pdfDireitos autorais 2021 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:20:48Zoai:ojs.localhost:article/3437Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-10-01T19:20:48Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica |
title |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli Avaliação; Educação; Tecnologias |
title_short |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica |
title_full |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica |
author |
de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli |
author_facet |
de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli Nunes, Klivia de Cássia Silva Souza, Raquel Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Klivia de Cássia Silva Souza, Raquel Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Queiroz Gonçalves, Gláucia Signorelli Nunes, Klivia de Cássia Silva Souza, Raquel Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação; Tecnologias |
topic |
Avaliação; Educação; Tecnologias |
description |
O objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Parte-se do pressuposto que uma proposta de avaliação que utiliza as ferramentas digitais como estratégia pedagógica, deve promover a interação entre conteúdo e forma e permitir ao aluno dar um salto qualitativo na aprendizagem. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que discutem concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais e a inter-relação entre ambas. A partir de dois exemplos de instrumentos digitais, fórum e portfólio, nossos apontamentos se direcionam para a avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais numa concepção que ultrapassa a mera técnica e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437 10.22347/2175-2753v13i40.3437 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v13i40.3437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3437/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 491-514 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671826915328 |