Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma Revisão de Literatura a fim de compreender a Avaliação pelos Pares com o uso de tecnologias digitais no Ensino Superior. Identificou-se tecnologias já existentes utilizadas nesse tipo de avaliação; softwares para esse fim e que as estratégias de Online Peer Assessment (OPA) têm sido utilizadas em cursos de formação docente. Os métodos de avaliação da OPA evidenciam competências como a organização e distribuição de pares e o anonimato. Pondera-se que o tema tem ganhado força e que há fragilidades, desafios e contribuições. Um dos desafios é o suporte docente no desenvolvimento do processo e o anonimato da avaliação. Segundo os autores analisados, esta estratégia potencializa a autonomia, a colaboração e autorregulação dos alunos, corroborando como uma “avaliação para a aprendizagem”. Pondera-se que a OPA seja um recurso avaliativo que contribui para reflexão e sistematização da aprendizagem do aluno, agregando valores ao repertório docente.Palavras-chave: Avaliação pelos Pares Online. Tecnologia. Avaliação para a Aprendizagem. Avaliação formativa. |
id |
CESGRAN-1_a07ce477f32e30acca915bd2fcde4b17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2461 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superiorAvaliacao; Ensino; Aprendizagem; TecnologiaEste artigo apresenta uma Revisão de Literatura a fim de compreender a Avaliação pelos Pares com o uso de tecnologias digitais no Ensino Superior. Identificou-se tecnologias já existentes utilizadas nesse tipo de avaliação; softwares para esse fim e que as estratégias de Online Peer Assessment (OPA) têm sido utilizadas em cursos de formação docente. Os métodos de avaliação da OPA evidenciam competências como a organização e distribuição de pares e o anonimato. Pondera-se que o tema tem ganhado força e que há fragilidades, desafios e contribuições. Um dos desafios é o suporte docente no desenvolvimento do processo e o anonimato da avaliação. Segundo os autores analisados, esta estratégia potencializa a autonomia, a colaboração e autorregulação dos alunos, corroborando como uma “avaliação para a aprendizagem”. Pondera-se que a OPA seja um recurso avaliativo que contribui para reflexão e sistematização da aprendizagem do aluno, agregando valores ao repertório docente.Palavras-chave: Avaliação pelos Pares Online. Tecnologia. Avaliação para a Aprendizagem. Avaliação formativa.Fundação CesgranrioHypolito, Vera Adriana Huang AzevedoSantos Rosa, SelmaLuccas, Simone2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/246110.22347/2175-2753v12i35.2461Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 281-3072175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461/pdfDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T13:11:37Zoai:ojs.localhost:article/2461Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-08T13:11:37Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
spellingShingle |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo Avaliacao; Ensino; Aprendizagem; Tecnologia |
title_short |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_full |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_fullStr |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_sort |
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
author |
Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo |
author_facet |
Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo Santos Rosa, Selma Luccas, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Santos Rosa, Selma Luccas, Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo Santos Rosa, Selma Luccas, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliacao; Ensino; Aprendizagem; Tecnologia |
topic |
Avaliacao; Ensino; Aprendizagem; Tecnologia |
description |
Este artigo apresenta uma Revisão de Literatura a fim de compreender a Avaliação pelos Pares com o uso de tecnologias digitais no Ensino Superior. Identificou-se tecnologias já existentes utilizadas nesse tipo de avaliação; softwares para esse fim e que as estratégias de Online Peer Assessment (OPA) têm sido utilizadas em cursos de formação docente. Os métodos de avaliação da OPA evidenciam competências como a organização e distribuição de pares e o anonimato. Pondera-se que o tema tem ganhado força e que há fragilidades, desafios e contribuições. Um dos desafios é o suporte docente no desenvolvimento do processo e o anonimato da avaliação. Segundo os autores analisados, esta estratégia potencializa a autonomia, a colaboração e autorregulação dos alunos, corroborando como uma “avaliação para a aprendizagem”. Pondera-se que a OPA seja um recurso avaliativo que contribui para reflexão e sistematização da aprendizagem do aluno, agregando valores ao repertório docente.Palavras-chave: Avaliação pelos Pares Online. Tecnologia. Avaliação para a Aprendizagem. Avaliação formativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461 10.22347/2175-2753v12i35.2461 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i35.2461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 281-307 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673175384064 |