Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos Rosa, Selma, Luccas, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461
Resumo: Este artigo apresenta uma Revisão de Literatura a fim de compreender a Avaliação pelos Pares com o uso de tecnologias digitais no Ensino Superior. Identificou-se tecnologias já existentes utilizadas nesse tipo de avaliação; softwares para esse fim e que as estratégias de Online Peer Assessment (OPA) têm sido utilizadas em cursos de formação docente. Os métodos de avaliação da OPA evidenciam competências como a organização e distribuição de pares e o anonimato. Pondera-se que o tema tem ganhado força e que há fragilidades, desafios e contribuições. Um dos desafios é o suporte docente no desenvolvimento do processo e o anonimato da avaliação. Segundo os autores analisados, esta estratégia potencializa a autonomia, a colaboração e autorregulação dos alunos, corroborando como uma “avaliação para a aprendizagem”. Pondera-se que a OPA seja um recurso avaliativo que contribui para reflexão e sistematização da aprendizagem do aluno, agregando valores ao repertório docente.Palavras-chave: Avaliação pelos Pares Online. Tecnologia. Avaliação para a Aprendizagem. Avaliação formativa.
id CESGRAN-1_a07ce477f32e30acca915bd2fcde4b17
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2461
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superiorAvaliacao; Ensino; Aprendizagem; TecnologiaEste artigo apresenta uma Revisão de Literatura a fim de compreender a Avaliação pelos Pares com o uso de tecnologias digitais no Ensino Superior. Identificou-se tecnologias já existentes utilizadas nesse tipo de avaliação; softwares para esse fim e que as estratégias de Online Peer Assessment (OPA) têm sido utilizadas em cursos de formação docente. Os métodos de avaliação da OPA evidenciam competências como a organização e distribuição de pares e o anonimato. Pondera-se que o tema tem ganhado força e que há fragilidades, desafios e contribuições. Um dos desafios é o suporte docente no desenvolvimento do processo e o anonimato da avaliação. Segundo os autores analisados, esta estratégia potencializa a autonomia, a colaboração e autorregulação dos alunos, corroborando como uma “avaliação para a aprendizagem”. Pondera-se que a OPA seja um recurso avaliativo que contribui para reflexão e sistematização da aprendizagem do aluno, agregando valores ao repertório docente.Palavras-chave: Avaliação pelos Pares Online. Tecnologia. Avaliação para a Aprendizagem. Avaliação formativa.Fundação CesgranrioHypolito, Vera Adriana Huang AzevedoSantos Rosa, SelmaLuccas, Simone2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/246110.22347/2175-2753v12i35.2461Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 281-3072175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461/pdfDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T13:11:37Zoai:ojs.localhost:article/2461Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-08T13:11:37Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
spellingShingle Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo
Avaliacao; Ensino; Aprendizagem; Tecnologia
title_short Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_full Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_fullStr Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_sort Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
author Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo
author_facet Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo
Santos Rosa, Selma
Luccas, Simone
author_role author
author2 Santos Rosa, Selma
Luccas, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo
Santos Rosa, Selma
Luccas, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliacao; Ensino; Aprendizagem; Tecnologia
topic Avaliacao; Ensino; Aprendizagem; Tecnologia
description Este artigo apresenta uma Revisão de Literatura a fim de compreender a Avaliação pelos Pares com o uso de tecnologias digitais no Ensino Superior. Identificou-se tecnologias já existentes utilizadas nesse tipo de avaliação; softwares para esse fim e que as estratégias de Online Peer Assessment (OPA) têm sido utilizadas em cursos de formação docente. Os métodos de avaliação da OPA evidenciam competências como a organização e distribuição de pares e o anonimato. Pondera-se que o tema tem ganhado força e que há fragilidades, desafios e contribuições. Um dos desafios é o suporte docente no desenvolvimento do processo e o anonimato da avaliação. Segundo os autores analisados, esta estratégia potencializa a autonomia, a colaboração e autorregulação dos alunos, corroborando como uma “avaliação para a aprendizagem”. Pondera-se que a OPA seja um recurso avaliativo que contribui para reflexão e sistematização da aprendizagem do aluno, agregando valores ao repertório docente.Palavras-chave: Avaliação pelos Pares Online. Tecnologia. Avaliação para a Aprendizagem. Avaliação formativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461
10.22347/2175-2753v12i35.2461
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i35.2461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 281-307
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673175384064