Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferretti, Fa¡tima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Maria Elisabeth Kleba da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116
Resumo: O estudo analisou como os atores envolvidos no processo de formação percebem o curso de graduação em enfermagem da Unochapeco por meio dos estagios estabelecidos no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde 2005, que visa promover maior adequação da graduação às diretrizes do SUS e às necessidades da população. As tecnicas e os instrumentos de avaliação do estudo incluiram questionario aplicado aos professores, estudantes, profissionais/gestores do servico e usuarios e um seminario de avaliação. Os resultados demonstram um cenario positivo, onde varias caracteristicas do curso foram avaliadas dentro do estagio intermediario e algumas ja no estagio 3, situação estabelecida como a desejada no documento do SINAES-2005. O curso de enfermagem da Unochapeco desenvolve acoes visando à integração dos conteúdos e práticas focadas no principio da integralidade; metodologias ativas na formação e fortalecimento da articulação com a rede basica de saúde.
id CESGRAN-1_ceef2d7714bbb1c7e293287b45384e94
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/116
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade UnochapecoAssessing the Reorientation of Vocational Training in the Nursing Course at Unochapeco UniversityEvaluando la Reorientacion de la Formacion Profesional en la Carrera de Enfermeria de la Universidad UnochapecoAvaliação; SaúdeAvaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagemEvaluation; Education; Health training; Nursing educationEvaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeriaO estudo analisou como os atores envolvidos no processo de formação percebem o curso de graduação em enfermagem da Unochapeco por meio dos estagios estabelecidos no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde 2005, que visa promover maior adequação da graduação às diretrizes do SUS e às necessidades da população. As tecnicas e os instrumentos de avaliação do estudo incluiram questionario aplicado aos professores, estudantes, profissionais/gestores do servico e usuarios e um seminario de avaliação. Os resultados demonstram um cenario positivo, onde varias caracteristicas do curso foram avaliadas dentro do estagio intermediario e algumas ja no estagio 3, situação estabelecida como a desejada no documento do SINAES-2005. O curso de enfermagem da Unochapeco desenvolve acoes visando à integração dos conteúdos e práticas focadas no principio da integralidade; metodologias ativas na formação e fortalecimento da articulação com a rede basica de saúde.The study analyzed how individuals involved in formation perceive the course of nursing at Unochapecó, set in the National Program of Reorientation in Health Professional Training, 2005, which aims to promote an adequacy of health professionals to the SUS guidelines and the actual needs of the population. Techniques and assessment tools used include questionnaires administered to teachers, students, professionals / managers and service users, and a seminar were held in the evaluation. The results showed a positive scenario, where the course of studies in question had several items within the intermediary stage and some already in stage 3, established as the desired situation in the SINAES-2005. The course of nursing at Unochapecó has been developing active methodologies of learning, aiming the integration of content and practice in training and a strong interaction with the basic health care network.El estudio analizó como los actores envueltos en el proceso de formación perciben la carrera de enfermería de la Unochapecó por medio del práticums establecidos en el Programa Nacional de Reorientación Profesional en Salud 2005, que busca promover mayor adecuación del grado a las directrices del SUS y a las necesidades de la población. As técnicas e instrumentos de evaluación incluyeron un cuestionario aplicado con los profesores, estudiantes, profesionales, gestores, usuarios del servicio y un seminario de evaluación. Los resultados demuestran un escenario positivo, con varias características de la carrera evaluadas dentro del practicum intermedio y algunas ya en el practicum 3, situación establecida como la deseada en el documento SINAES-2005. La carrera desenvuelve acciones buscando la integración de los contenidos y prácticas, focalizadas en el principio de la integralidad; metodologías activas en la formación y fortalecimiento de la articulación con la red básica de salud.Fundação CesgranrioMINISTFerretti, Fa¡timaSilva, Maria Elisabeth Kleba da2011-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11610.22347/2175-2753v3i9.116Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 310 - 3272175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/163https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/171Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-12T20:39:16Zoai:ojs.localhost:article/116Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-12-12T20:39:16Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
Assessing the Reorientation of Vocational Training in the Nursing Course at Unochapeco University
Evaluando la Reorientacion de la Formacion Profesional en la Carrera de Enfermeria de la Universidad Unochapeco
title Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
spellingShingle Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
Ferretti, Fa¡tima
Avaliação; Saúde
Avaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagem
Evaluation; Education; Health training; Nursing education
Evaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeria
title_short Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
title_full Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
title_fullStr Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
title_full_unstemmed Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
title_sort Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
author Ferretti, Fa¡tima
author_facet Ferretti, Fa¡tima
Silva, Maria Elisabeth Kleba da
author_role author
author2 Silva, Maria Elisabeth Kleba da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MINIST


dc.contributor.author.fl_str_mv Ferretti, Fa¡tima
Silva, Maria Elisabeth Kleba da
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Saúde
Avaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagem
Evaluation; Education; Health training; Nursing education
Evaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeria
topic Avaliação; Saúde
Avaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagem
Evaluation; Education; Health training; Nursing education
Evaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeria
description O estudo analisou como os atores envolvidos no processo de formação percebem o curso de graduação em enfermagem da Unochapeco por meio dos estagios estabelecidos no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde 2005, que visa promover maior adequação da graduação às diretrizes do SUS e às necessidades da população. As tecnicas e os instrumentos de avaliação do estudo incluiram questionario aplicado aos professores, estudantes, profissionais/gestores do servico e usuarios e um seminario de avaliação. Os resultados demonstram um cenario positivo, onde varias caracteristicas do curso foram avaliadas dentro do estagio intermediario e algumas ja no estagio 3, situação estabelecida como a desejada no documento do SINAES-2005. O curso de enfermagem da Unochapeco desenvolve acoes visando à integração dos conteúdos e práticas focadas no principio da integralidade; metodologias ativas na formação e fortalecimento da articulação com a rede basica de saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116
10.22347/2175-2753v3i9.116
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v3i9.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/163
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/171
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 310 - 327
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671789166592