Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116 |
Resumo: | O estudo analisou como os atores envolvidos no processo de formação percebem o curso de graduação em enfermagem da Unochapeco por meio dos estagios estabelecidos no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde 2005, que visa promover maior adequação da graduação às diretrizes do SUS e às necessidades da população. As tecnicas e os instrumentos de avaliação do estudo incluiram questionario aplicado aos professores, estudantes, profissionais/gestores do servico e usuarios e um seminario de avaliação. Os resultados demonstram um cenario positivo, onde varias caracteristicas do curso foram avaliadas dentro do estagio intermediario e algumas ja no estagio 3, situação estabelecida como a desejada no documento do SINAES-2005. O curso de enfermagem da Unochapeco desenvolve acoes visando à integração dos conteúdos e práticas focadas no principio da integralidade; metodologias ativas na formação e fortalecimento da articulação com a rede basica de saúde. |
id |
CESGRAN-1_ceef2d7714bbb1c7e293287b45384e94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/116 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade UnochapecoAssessing the Reorientation of Vocational Training in the Nursing Course at Unochapeco UniversityEvaluando la Reorientacion de la Formacion Profesional en la Carrera de Enfermeria de la Universidad UnochapecoAvaliação; SaúdeAvaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagemEvaluation; Education; Health training; Nursing educationEvaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeriaO estudo analisou como os atores envolvidos no processo de formação percebem o curso de graduação em enfermagem da Unochapeco por meio dos estagios estabelecidos no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde 2005, que visa promover maior adequação da graduação às diretrizes do SUS e às necessidades da população. As tecnicas e os instrumentos de avaliação do estudo incluiram questionario aplicado aos professores, estudantes, profissionais/gestores do servico e usuarios e um seminario de avaliação. Os resultados demonstram um cenario positivo, onde varias caracteristicas do curso foram avaliadas dentro do estagio intermediario e algumas ja no estagio 3, situação estabelecida como a desejada no documento do SINAES-2005. O curso de enfermagem da Unochapeco desenvolve acoes visando à integração dos conteúdos e práticas focadas no principio da integralidade; metodologias ativas na formação e fortalecimento da articulação com a rede basica de saúde.The study analyzed how individuals involved in formation perceive the course of nursing at Unochapecó, set in the National Program of Reorientation in Health Professional Training, 2005, which aims to promote an adequacy of health professionals to the SUS guidelines and the actual needs of the population. Techniques and assessment tools used include questionnaires administered to teachers, students, professionals / managers and service users, and a seminar were held in the evaluation. The results showed a positive scenario, where the course of studies in question had several items within the intermediary stage and some already in stage 3, established as the desired situation in the SINAES-2005. The course of nursing at Unochapecó has been developing active methodologies of learning, aiming the integration of content and practice in training and a strong interaction with the basic health care network.El estudio analizó como los actores envueltos en el proceso de formación perciben la carrera de enfermería de la Unochapecó por medio del práticums establecidos en el Programa Nacional de Reorientación Profesional en Salud 2005, que busca promover mayor adecuación del grado a las directrices del SUS y a las necesidades de la población. As técnicas e instrumentos de evaluación incluyeron un cuestionario aplicado con los profesores, estudiantes, profesionales, gestores, usuarios del servicio y un seminario de evaluación. Los resultados demuestran un escenario positivo, con varias características de la carrera evaluadas dentro del practicum intermedio y algunas ya en el practicum 3, situación establecida como la deseada en el documento SINAES-2005. La carrera desenvuelve acciones buscando la integración de los contenidos y prácticas, focalizadas en el principio de la integralidad; metodologías activas en la formación y fortalecimiento de la articulación con la red básica de salud.Fundação CesgranrioMINISTFerretti, Fa¡timaSilva, Maria Elisabeth Kleba da2011-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11610.22347/2175-2753v3i9.116Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 310 - 3272175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/163https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/171Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-12T20:39:16Zoai:ojs.localhost:article/116Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-12-12T20:39:16Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco Assessing the Reorientation of Vocational Training in the Nursing Course at Unochapeco University Evaluando la Reorientacion de la Formacion Profesional en la Carrera de Enfermeria de la Universidad Unochapeco |
title |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco |
spellingShingle |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco Ferretti, Fa¡tima Avaliação; Saúde Avaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagem Evaluation; Education; Health training; Nursing education Evaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeria |
title_short |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco |
title_full |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco |
title_fullStr |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco |
title_full_unstemmed |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco |
title_sort |
Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapeco |
author |
Ferretti, Fa¡tima |
author_facet |
Ferretti, Fa¡tima Silva, Maria Elisabeth Kleba da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Elisabeth Kleba da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MINIST |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferretti, Fa¡tima Silva, Maria Elisabeth Kleba da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Saúde Avaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagem Evaluation; Education; Health training; Nursing education Evaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeria |
topic |
Avaliação; Saúde Avaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagem Evaluation; Education; Health training; Nursing education Evaluacion; Formacion en salud; Educacion en enfermeria |
description |
O estudo analisou como os atores envolvidos no processo de formação percebem o curso de graduação em enfermagem da Unochapeco por meio dos estagios estabelecidos no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde 2005, que visa promover maior adequação da graduação às diretrizes do SUS e às necessidades da população. As tecnicas e os instrumentos de avaliação do estudo incluiram questionario aplicado aos professores, estudantes, profissionais/gestores do servico e usuarios e um seminario de avaliação. Os resultados demonstram um cenario positivo, onde varias caracteristicas do curso foram avaliadas dentro do estagio intermediario e algumas ja no estagio 3, situação estabelecida como a desejada no documento do SINAES-2005. O curso de enfermagem da Unochapeco desenvolve acoes visando à integração dos conteúdos e práticas focadas no principio da integralidade; metodologias ativas na formação e fortalecimento da articulação com a rede basica de saúde. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116 10.22347/2175-2753v3i9.116 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v3i9.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/163 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/116/171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 310 - 327 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671789166592 |