A “realidade” de cada escola e a recepcao de politicas educacionais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1074 |
Resumo: | A investigação tem como objetivo compreender a recepcao de uma politica educacional nacional em contexto local, levando em consideração a perspectiva de gestores de uma Secretaria Municipal de Educação, gestores de escolas e de representantes sindicais. A proposta e analisar as leituras, as interpretacoes e as reinterpretacoes de politicas nacionais nos municipios. Nosso foco e a recepcao da Prova Brasil, e dos dados por ela produzidos. Descreveremos um cenario em que a Prova Brasil nao e compreendida integralmente em seus aspectos tecnicos, o que gera um duplo movimento: por um lado, gestores e sindicalistas entendem que e necessario realizar avaliações em larga escala, por outro criticam a padronização das avaliações. Suas criticas sao sustentadas por referencias às “realidades escolares”. A valorização das “realidades escolares” tem um duplo sentido: enfatiza as especificidades das escolas e produz interpretacoes alternativas e divergentes em relação à politica pública. |
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A “realidade” de cada escola e a recepcao de politicas educacionaisThe “reality” of each school and the reception of education policieLa realidad de la escuela y la recepcion de las politicas educacionalesEducação; antropologia da educação;politica educacionalPolitica educacional; Avaliação em larga escala; Prova BrasilEducational policies; Large scale evaluation; Brazilian National ExaminationPolitica educativa; Evaluacion en gran escala; Prova BrasilA investigação tem como objetivo compreender a recepcao de uma politica educacional nacional em contexto local, levando em consideração a perspectiva de gestores de uma Secretaria Municipal de Educação, gestores de escolas e de representantes sindicais. A proposta e analisar as leituras, as interpretacoes e as reinterpretacoes de politicas nacionais nos municipios. Nosso foco e a recepcao da Prova Brasil, e dos dados por ela produzidos. Descreveremos um cenario em que a Prova Brasil nao e compreendida integralmente em seus aspectos tecnicos, o que gera um duplo movimento: por um lado, gestores e sindicalistas entendem que e necessario realizar avaliações em larga escala, por outro criticam a padronização das avaliações. Suas criticas sao sustentadas por referencias às “realidades escolares”. A valorização das “realidades escolares” tem um duplo sentido: enfatiza as especificidades das escolas e produz interpretacoes alternativas e divergentes em relação à politica pública.This investigation aims at comprehending the reception of national educational policies in a municipal context. The bases of analysis are the perspectives of municipal managers, schools principals and educational unions. We analyze their interpretations and (re)interpretations of national educational policies. Our focus is the Prova Brasil (Brazilian National Examination) and the data produced on its basis. We describe a context where the Prova Brasil is not fully understood in its technical aspects. This circumstance generates ambivalent positions: on one hand principals and trade unionists acknowledge the necessity of external evaluation, but on the other hand they criticize its standardization. The justification of these criticisms is “school reality”. The meaning of “school reality” is twofold: it points to the specificities of each school inside the educational system and generates interpretations that are alternatives and divergent from the public policy.La investigación tiene como objetivo comprender la recepcion de una politica nacional de educacion en contexto local, teniendo en cuenta la perspectiva de los gestores de una Secretaria Municipal de Educacion, los directores de escuelas y los representantes del sindicato docente. El objetivo es analizar las interpretaciones y reinterpretaciones de las politicas nacionales en los municipios. El foco es la recepcion de la Prova Brasil y los datos producidos por esta evaluacion. Se describe un contexto de desconocimiento de los aspectos tecnicos de la Prova Brasil, creando un doble movimiento: por un lado, los directivos y sindicalistas entienden que es necesario realizar la evaluacion, pero por otro critican su estandarizacion. Sus criticas son apoyadas por referencias a “realidades escolares” y la valoracion de las “realidades escolares” tiene un doble significado: enfatiza aspectos especificos de las escuelas y produce interpretaciones alternativas y divergentes de la politica pública.Fundação CesgranrioCAPESRosistolato, RodrigoPrado, Ana Pires doMartins, Leane Rodrigues2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/107410.1590/s0104-40362018002601074Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 112-1321809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1074/768https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1074/769https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1074/770AmericasDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T14:41:22Zoai:ojs.localhost:article/1074Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-02-20T14:41:22Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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