Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reibnitz, Cecília de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo, Ana Carolina Staub de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498
Resumo: A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atinge apenas uma pequena parcela de sua demanda, sendo que um dos importantes fatores que leva o público a não frequentar as classes escolares é a inadequação de metodologias e de conhecimentos às suas realidades e objetivos. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC), desenvolve-se uma forma de trabalho escolar diferente, que procura atender a essa necessidade: a pesquisa como princípio educativo. O objetivo deste artigo é analisar essa metodologia, adotada pela rede desde 2001, perpassando seu desenvolvimento, seus referenciais teóricos e algumas reflexões sobre a prática escolar cotidiana. Além da pesquisa teórica, o artigo utiliza-se de relatos de experiência de sala de aula e da análise de textos produzidos por alguns estudantes no ano de 2018, procurando demonstrar algumas potencialidades e limites da prática. Assim, acredita-se que, a partir do aprofundamento dessa metodologia, é possível analisar melhor algumas demandas e questões pertinentes à EJA no país.
id CESGRANRIO_245c9e6b7eeeda204d0d9b8fb3fe26f4
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2498
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e AdultosResearch as an educational principle: a work methodology for Youth and Adult EducationLa investigación como principio educativo: una metodología de trabajo para la Educación de Jóvenes y AdultosEducação; Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicasYouth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practicesEducación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicasA modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atinge apenas uma pequena parcela de sua demanda, sendo que um dos importantes fatores que leva o público a não frequentar as classes escolares é a inadequação de metodologias e de conhecimentos às suas realidades e objetivos. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC), desenvolve-se uma forma de trabalho escolar diferente, que procura atender a essa necessidade: a pesquisa como princípio educativo. O objetivo deste artigo é analisar essa metodologia, adotada pela rede desde 2001, perpassando seu desenvolvimento, seus referenciais teóricos e algumas reflexões sobre a prática escolar cotidiana. Além da pesquisa teórica, o artigo utiliza-se de relatos de experiência de sala de aula e da análise de textos produzidos por alguns estudantes no ano de 2018, procurando demonstrar algumas potencialidades e limites da prática. Assim, acredita-se que, a partir do aprofundamento dessa metodologia, é possível analisar melhor algumas demandas e questões pertinentes à EJA no país.The Youth and Adult Education reaches only a small portion of its demand, and one of the main issues that leads the public to not attend school classes is the inadequacy of methodologies and knowledge to their realities and objectives. In the Municipal Education of the city Florianópolis (SC), a different form of school work has been developed, which seeks to meet this need, called research as an educational principle. The goal of this article is to analyze this methodology, which has been adopted since 2001, going through its development, its theoretical references and some reflections on the school’s daily practice. Aside from the theoretical research, this article uses reports of classroom experience and analysis of texts produced by some students in 2018, seeking to demonstrate some of the potential and limits of this practice. Therefore, it is believed that, from the further development of this methodology, it is possible to better analyze some demands and issues pertinent to Youth and Adult Education in Brazil.La modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos alcanza solo una pequeña porción de su demanda, siendo que uno de los factores que lleva al público a no asistir a las clases escolares es la inadecuación de metodologías y conocimientos a sus realidades y objetivos. En la Red Municipal de Educación de la ciudad de Florianópolis (SC), se desarrolla una forma distinta de trabajo escolar, que busca atender esta necesidad, se llama investigación como principio educativo. El objetivo de este artículo es analizar esta metodología adoptada por la red desde 2001, pasando por su desarrollo, sus referentes teóricos y algunas reflexiones sobre la práctica escolar cotidiana. Además de la investigación teórica, el artículo utiliza informes de la experiencia del aula y el análisis de textos producidos por algunos estudiantes en 2018, buscando demostrar algunas potencialidades y límites de la práctica. Así, se cree que, a partir de la profundización de esta metodología, es posible analizar mejor algunas demandas y cuestiones pertinentes a EJA en el país.Fundação CesgranrioInstituto Federal de Santa CatarinaReibnitz, Cecília de SousaMelo, Ana Carolina Staub de2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/249810.1590/s0104-40362021002902498Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 484-5021809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1433https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1434https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1435Florianópolis/SC2001-2019Documentos oficiais; Relatos de estudantesDireitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T18:03:19Zoai:ojs.localhost:article/2498Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-07-02T18:03:19Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
Research as an educational principle: a work methodology for Youth and Adult Education
La investigación como principio educativo: una metodología de trabajo para la Educación de Jóvenes y Adultos
title Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
Reibnitz, Cecília de Sousa
Educação; Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicas
Youth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practices
Educación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicas
title_short Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
title_full Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
title_sort Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
author Reibnitz, Cecília de Sousa
author_facet Reibnitz, Cecília de Sousa
Melo, Ana Carolina Staub de
author_role author
author2 Melo, Ana Carolina Staub de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Santa Catarina


dc.contributor.author.fl_str_mv Reibnitz, Cecília de Sousa
Melo, Ana Carolina Staub de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicas
Youth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practices
Educación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicas
topic Educação; Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicas
Youth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practices
Educación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicas
description A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atinge apenas uma pequena parcela de sua demanda, sendo que um dos importantes fatores que leva o público a não frequentar as classes escolares é a inadequação de metodologias e de conhecimentos às suas realidades e objetivos. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC), desenvolve-se uma forma de trabalho escolar diferente, que procura atender a essa necessidade: a pesquisa como princípio educativo. O objetivo deste artigo é analisar essa metodologia, adotada pela rede desde 2001, perpassando seu desenvolvimento, seus referenciais teóricos e algumas reflexões sobre a prática escolar cotidiana. Além da pesquisa teórica, o artigo utiliza-se de relatos de experiência de sala de aula e da análise de textos produzidos por alguns estudantes no ano de 2018, procurando demonstrar algumas potencialidades e limites da prática. Assim, acredita-se que, a partir do aprofundamento dessa metodologia, é possível analisar melhor algumas demandas e questões pertinentes à EJA no país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498
10.1590/s0104-40362021002902498
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362021002902498
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1433
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1434
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1435
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis/SC
2001-2019
Documentos oficiais; Relatos de estudantes






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 484-502
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034788802560