Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498 |
Resumo: | A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atinge apenas uma pequena parcela de sua demanda, sendo que um dos importantes fatores que leva o público a não frequentar as classes escolares é a inadequação de metodologias e de conhecimentos às suas realidades e objetivos. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC), desenvolve-se uma forma de trabalho escolar diferente, que procura atender a essa necessidade: a pesquisa como princípio educativo. O objetivo deste artigo é analisar essa metodologia, adotada pela rede desde 2001, perpassando seu desenvolvimento, seus referenciais teóricos e algumas reflexões sobre a prática escolar cotidiana. Além da pesquisa teórica, o artigo utiliza-se de relatos de experiência de sala de aula e da análise de textos produzidos por alguns estudantes no ano de 2018, procurando demonstrar algumas potencialidades e limites da prática. Assim, acredita-se que, a partir do aprofundamento dessa metodologia, é possível analisar melhor algumas demandas e questões pertinentes à EJA no país. |
id |
CESGRANRIO_245c9e6b7eeeda204d0d9b8fb3fe26f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2498 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e AdultosResearch as an educational principle: a work methodology for Youth and Adult EducationLa investigación como principio educativo: una metodología de trabajo para la Educación de Jóvenes y AdultosEducação; Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicasYouth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practicesEducación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicasA modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atinge apenas uma pequena parcela de sua demanda, sendo que um dos importantes fatores que leva o público a não frequentar as classes escolares é a inadequação de metodologias e de conhecimentos às suas realidades e objetivos. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC), desenvolve-se uma forma de trabalho escolar diferente, que procura atender a essa necessidade: a pesquisa como princípio educativo. O objetivo deste artigo é analisar essa metodologia, adotada pela rede desde 2001, perpassando seu desenvolvimento, seus referenciais teóricos e algumas reflexões sobre a prática escolar cotidiana. Além da pesquisa teórica, o artigo utiliza-se de relatos de experiência de sala de aula e da análise de textos produzidos por alguns estudantes no ano de 2018, procurando demonstrar algumas potencialidades e limites da prática. Assim, acredita-se que, a partir do aprofundamento dessa metodologia, é possível analisar melhor algumas demandas e questões pertinentes à EJA no país.The Youth and Adult Education reaches only a small portion of its demand, and one of the main issues that leads the public to not attend school classes is the inadequacy of methodologies and knowledge to their realities and objectives. In the Municipal Education of the city Florianópolis (SC), a different form of school work has been developed, which seeks to meet this need, called research as an educational principle. The goal of this article is to analyze this methodology, which has been adopted since 2001, going through its development, its theoretical references and some reflections on the school’s daily practice. Aside from the theoretical research, this article uses reports of classroom experience and analysis of texts produced by some students in 2018, seeking to demonstrate some of the potential and limits of this practice. Therefore, it is believed that, from the further development of this methodology, it is possible to better analyze some demands and issues pertinent to Youth and Adult Education in Brazil.La modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos alcanza solo una pequeña porción de su demanda, siendo que uno de los factores que lleva al público a no asistir a las clases escolares es la inadecuación de metodologías y conocimientos a sus realidades y objetivos. En la Red Municipal de Educación de la ciudad de Florianópolis (SC), se desarrolla una forma distinta de trabajo escolar, que busca atender esta necesidad, se llama investigación como principio educativo. El objetivo de este artículo es analizar esta metodología adoptada por la red desde 2001, pasando por su desarrollo, sus referentes teóricos y algunas reflexiones sobre la práctica escolar cotidiana. Además de la investigación teórica, el artículo utiliza informes de la experiencia del aula y el análisis de textos producidos por algunos estudiantes en 2018, buscando demostrar algunas potencialidades y límites de la práctica. Así, se cree que, a partir de la profundización de esta metodología, es posible analizar mejor algunas demandas y cuestiones pertinentes a EJA en el país.Fundação CesgranrioInstituto Federal de Santa CatarinaReibnitz, Cecília de SousaMelo, Ana Carolina Staub de2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/249810.1590/s0104-40362021002902498Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 484-5021809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1433https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1434https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1435Florianópolis/SC2001-2019Documentos oficiais; Relatos de estudantesDireitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T18:03:19Zoai:ojs.localhost:article/2498Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-07-02T18:03:19Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos Research as an educational principle: a work methodology for Youth and Adult Education La investigación como principio educativo: una metodología de trabajo para la Educación de Jóvenes y Adultos |
title |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos Reibnitz, Cecília de Sousa Educação; Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicas Youth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practices Educación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicas |
title_short |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos |
author |
Reibnitz, Cecília de Sousa |
author_facet |
Reibnitz, Cecília de Sousa Melo, Ana Carolina Staub de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Ana Carolina Staub de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reibnitz, Cecília de Sousa Melo, Ana Carolina Staub de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicas Youth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practices Educación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicas |
topic |
Educação; Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa como Princípio Educativo; Práticas pedagógicas Youth and Adult Education; Research as Educational Principle; Pedagogical practices Educación de Jóvenes y Adultos; La Investigación como Principio Educativo; Prácticas pedagógicas |
description |
A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atinge apenas uma pequena parcela de sua demanda, sendo que um dos importantes fatores que leva o público a não frequentar as classes escolares é a inadequação de metodologias e de conhecimentos às suas realidades e objetivos. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC), desenvolve-se uma forma de trabalho escolar diferente, que procura atender a essa necessidade: a pesquisa como princípio educativo. O objetivo deste artigo é analisar essa metodologia, adotada pela rede desde 2001, perpassando seu desenvolvimento, seus referenciais teóricos e algumas reflexões sobre a prática escolar cotidiana. Além da pesquisa teórica, o artigo utiliza-se de relatos de experiência de sala de aula e da análise de textos produzidos por alguns estudantes no ano de 2018, procurando demonstrar algumas potencialidades e limites da prática. Assim, acredita-se que, a partir do aprofundamento dessa metodologia, é possível analisar melhor algumas demandas e questões pertinentes à EJA no país. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498 10.1590/s0104-40362021002902498 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362021002902498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1433 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1434 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2498/1435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis/SC 2001-2019 Documentos oficiais; Relatos de estudantes |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 484-502 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034788802560 |