Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisinoto, Cynthia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Leandro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176
Resumo: Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes e amplamente utilizada, apesar das criticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de tres universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma analise tematica exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuicoes dai decorrentes para aprimoramento das práticas pedagogicas. Contudo, as criticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inqueritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma politica institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicacoes sao retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagogicas.
id CESGRANRIO_67347ba872c6baf8d574b22c0cc56468
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1176
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação SuperiorTeacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher EducationPercepciones de los maestros sobre la evaluacion de la calidad docente en la Educacion SuperiorEducação;Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicosHigher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic SurveysEducacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicosNa Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes e amplamente utilizada, apesar das criticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de tres universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma analise tematica exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuicoes dai decorrentes para aprimoramento das práticas pedagogicas. Contudo, as criticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inqueritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma politica institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicacoes sao retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagogicas.In Higher Education the evaluation of the quality of teaching by students is widely used, despite frequent criticism of its validity, procedures and use of the information collected. Ten teachers from three Portuguese public universities were interviewed, and an exhaustive thematic analysis was performed. Teachers consider important students to evaluate teaching. On the positive side, they point out the opportunity to listen to students and the resulting contributions to improve teaching practices. However, the criticism and the negative aspects prevailed, highlighting the little validity of the surveys, the weak representation of the students who respond, or the lack of institutional policy about the utilization of the information collected. Some implications are presented with a perspective on evaluation and improvement of pedagogical practices.En la Educacion Superior la evaluacion de la calidad de la enseñanza de los maestros es ampliamente utilizada, pese a las criticas de su validez, a sus procedimientos y al uso de la información recogida. Diez profesores de tres universidades públicas portuguesas fueron entrevistados, y fue realizada una analisis tematica exhaustiva. Los maestros consideran importante que los estudiantes evalúen la enseñanza. De manera positiva, apuntan el espacio de escucha de los estudiantes y las contribuciones que este aporta para mejorar las practicas de enseñanza. Sin embargo, las criticas y los aspectos negativos prevalecieron, destacando la poca validez de los cuestionarios, la debil representacion de los estudiantes que responden, o la falta de politicas institucionales sobre la utilizacion de la información recogida. Se presentan algunas implicaciones con una perspectiva de evaluacion y mejora de las practicas docentes.Fundação CesgranrioBisinoto, CynthiaAlmeida, Leandro da Silva2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/117610.1590/s0104-40362017002501176Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 96 (2017): Revista Ensaio Jul./Set.; 652-6741809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/684https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/685https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/686Professores universitariosDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-09T13:15:27Zoai:ojs.localhost:article/1176Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-09T13:15:27Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Teacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher Education
Percepciones de los maestros sobre la evaluacion de la calidad docente en la Educacion Superior
title Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
spellingShingle Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Bisinoto, Cynthia
Educação;
Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicos
Higher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic Surveys
Educacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicos
title_short Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_full Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_fullStr Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_full_unstemmed Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_sort Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
author Bisinoto, Cynthia
author_facet Bisinoto, Cynthia
Almeida, Leandro da Silva
author_role author
author2 Almeida, Leandro da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Bisinoto, Cynthia
Almeida, Leandro da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicos
Higher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic Surveys
Educacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicos
topic Educação;
Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicos
Higher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic Surveys
Educacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicos
description Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes e amplamente utilizada, apesar das criticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de tres universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma analise tematica exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuicoes dai decorrentes para aprimoramento das práticas pedagogicas. Contudo, as criticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inqueritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma politica institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicacoes sao retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagogicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176
10.1590/s0104-40362017002501176
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362017002501176
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/684
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/685
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/686
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv

Professores universitarios






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 96 (2017): Revista Ensaio Jul./Set.; 652-674
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832031342133248