Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176 |
Resumo: | Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes e amplamente utilizada, apesar das criticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de tres universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma analise tematica exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuicoes dai decorrentes para aprimoramento das práticas pedagogicas. Contudo, as criticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inqueritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma politica institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicacoes sao retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagogicas. |
id |
CESGRANRIO_67347ba872c6baf8d574b22c0cc56468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1176 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação SuperiorTeacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher EducationPercepciones de los maestros sobre la evaluacion de la calidad docente en la Educacion SuperiorEducação;Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicosHigher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic SurveysEducacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicosNa Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes e amplamente utilizada, apesar das criticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de tres universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma analise tematica exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuicoes dai decorrentes para aprimoramento das práticas pedagogicas. Contudo, as criticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inqueritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma politica institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicacoes sao retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagogicas.In Higher Education the evaluation of the quality of teaching by students is widely used, despite frequent criticism of its validity, procedures and use of the information collected. Ten teachers from three Portuguese public universities were interviewed, and an exhaustive thematic analysis was performed. Teachers consider important students to evaluate teaching. On the positive side, they point out the opportunity to listen to students and the resulting contributions to improve teaching practices. However, the criticism and the negative aspects prevailed, highlighting the little validity of the surveys, the weak representation of the students who respond, or the lack of institutional policy about the utilization of the information collected. Some implications are presented with a perspective on evaluation and improvement of pedagogical practices.En la Educacion Superior la evaluacion de la calidad de la enseñanza de los maestros es ampliamente utilizada, pese a las criticas de su validez, a sus procedimientos y al uso de la información recogida. Diez profesores de tres universidades públicas portuguesas fueron entrevistados, y fue realizada una analisis tematica exhaustiva. Los maestros consideran importante que los estudiantes evalúen la enseñanza. De manera positiva, apuntan el espacio de escucha de los estudiantes y las contribuciones que este aporta para mejorar las practicas de enseñanza. Sin embargo, las criticas y los aspectos negativos prevalecieron, destacando la poca validez de los cuestionarios, la debil representacion de los estudiantes que responden, o la falta de politicas institucionales sobre la utilizacion de la información recogida. Se presentan algunas implicaciones con una perspectiva de evaluacion y mejora de las practicas docentes.Fundação CesgranrioBisinoto, CynthiaAlmeida, Leandro da Silva2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/117610.1590/s0104-40362017002501176Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 96 (2017): Revista Ensaio Jul./Set.; 652-6741809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/684https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/685https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/686Professores universitariosDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-09T13:15:27Zoai:ojs.localhost:article/1176Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-09T13:15:27Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior Teacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher Education Percepciones de los maestros sobre la evaluacion de la calidad docente en la Educacion Superior |
title |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
spellingShingle |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior Bisinoto, Cynthia Educação; Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicos Higher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic Surveys Educacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicos |
title_short |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_full |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_fullStr |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_sort |
Percepcoes docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
author |
Bisinoto, Cynthia |
author_facet |
Bisinoto, Cynthia Almeida, Leandro da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisinoto, Cynthia Almeida, Leandro da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicos Higher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic Surveys Educacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicos |
topic |
Educação; Ensino Superior; Avaliação do ensino; Inqueritos pedagogicos Higher Education; Student Evaluations of Teaching; Pedagogic Surveys Educacion Superior; Evaluacion de la enseñanza; Cuestionarios pedagogicos |
description |
Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes e amplamente utilizada, apesar das criticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de tres universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma analise tematica exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuicoes dai decorrentes para aprimoramento das práticas pedagogicas. Contudo, as criticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inqueritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma politica institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicacoes sao retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagogicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176 10.1590/s0104-40362017002501176 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362017002501176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/684 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/685 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1176/686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Professores universitarios |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 96 (2017): Revista Ensaio Jul./Set.; 652-674 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832031342133248 |