Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisinoto, Cynthia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56998
Resumo: A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.
id RCAP_7afcef1a0ac9761bbc0cf3d1ee3f74c4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliaçãoCalidad docente en la educación superior: sentidos de la evaluaciónQuality of teaching in higher education: meanings on the evaluation processEducação superiorAvaliação da educaçãoInquéritos pedagógicosQualidade do ensinoEducación superiorEvaluación de la educaciónInvestigaciones pedagógicasCalidad de la enseñanzaHigher educationTeaching evaluationPedagogic inquiryTeaching qualityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.La práctica de evaluar la enseñanza es ampliamente utilizada en la educación superior para asegurar y mejorar la calidad de la formación, sin embargo, está impregnada por una serie de tensiones y conflictos. Para aprehender los significados atribuidos a la evaluación de la enseñanza, se entrevistó a estudiantes y profesores de una universidad pública. Como marco de las entrevistas se analizó el Manual de Calidad de la universidad. Estudiantes y profesores son favorables a la evaluación de la enseñanza, pero subrayan la poca difusión de los resultados y el poco uso práctico del feedback que se obtiene. Los docentes requieren estrategias de apoyo institucional. La universidad posee un complejo sistema de calidad centrado en la recogida de la información, y carece de implementación de medidas de apoyo y promoción de la enseñanza. Se identifican como desafíos la efectiva implantación del aprendizaje centrado en el estudiante y la capacidad de reunir evidencias que lo demuestren, por medio de las prácticas de enseñanza-aprendizaje.Teaching evaluation is widely used in higher education under the argument of ensuring and improving the quality of student experience; however, it is embedded in a series of tensions and conflicts. With the objective of understanding the meanings attributed to teaching evaluation, students and professors of a public university were interviewed. In addition, the Manual of the Quality of the university for framing such interviews was analyzed. Students and professors are in favor of teaching evaluation, but they emphasize the lack of publicity given to the results, and the weak practical use of the feedback collected. Professors require institutional support. The university has a complex system of quality centered around the collection of information, lacking both support measures and the promotion of teaching. The effective application of student-centered learning, and the ability to gather evidence to demonstrate it using teaching-learning practices, are identified as the challenges.info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação Carlos ChagasUniversidade do MinhoBisinoto, CynthiaAlmeida, Leandro S.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56998porBisinoto, C., & Almeida, L. S. (2017). Qualidade do ensino na educação superior: Sentidos sobre a avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, 28(69), 774-803. doi:10.18222/eae.v28i69.43701984-932X10.18222/eae.v28i69.4370http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:51.642691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
Calidad docente en la educación superior: sentidos de la evaluación
Quality of teaching in higher education: meanings on the evaluation process
title Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
spellingShingle Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
Bisinoto, Cynthia
Educação superior
Avaliação da educação
Inquéritos pedagógicos
Qualidade do ensino
Educación superior
Evaluación de la educación
Investigaciones pedagógicas
Calidad de la enseñanza
Higher education
Teaching evaluation
Pedagogic inquiry
Teaching quality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
title_full Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
title_fullStr Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
title_full_unstemmed Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
title_sort Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
author Bisinoto, Cynthia
author_facet Bisinoto, Cynthia
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisinoto, Cynthia
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Avaliação da educação
Inquéritos pedagógicos
Qualidade do ensino
Educación superior
Evaluación de la educación
Investigaciones pedagógicas
Calidad de la enseñanza
Higher education
Teaching evaluation
Pedagogic inquiry
Teaching quality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação superior
Avaliação da educação
Inquéritos pedagógicos
Qualidade do ensino
Educación superior
Evaluación de la educación
Investigaciones pedagógicas
Calidad de la enseñanza
Higher education
Teaching evaluation
Pedagogic inquiry
Teaching quality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/56998
url http://hdl.handle.net/1822/56998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bisinoto, C., & Almeida, L. S. (2017). Qualidade do ensino na educação superior: Sentidos sobre a avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, 28(69), 774-803. doi:10.18222/eae.v28i69.4370
1984-932X
10.18222/eae.v28i69.4370
http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132591695069184