Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46161 |
Resumo: | "Epub May 29, 2017" |
id |
RCAP_96667ab7f91e360d747b5e786cd61a1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação SuperiorTeacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher EducationPercepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación SuperiorEnsino superiorAvaliação do ensinoInquéritos pedagógicosHigher EducationStudent Evaluations of TeachingPedagogic SurveysEducación SuperiorEvaluación de la enseñanzaCuestionarios pedagógicosCiências Sociais::Psicologia"Epub May 29, 2017"Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes é amplamente utilizada, apesar das críticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de três universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma análise temática exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuições daí decorrentes para aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, as críticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inquéritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma política institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicações são retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagógicas.In Higher Education the evaluation of the quality of teaching by students is widely used, despite frequent criticism of its validity, procedures and use of the information collected. Ten teachers from three Portuguese public universities were interviewed, and an exhaustive thematic analysis was performed. Teachers consider important students to evaluate teaching. On the positive side, they point out the opportunity to listen to students and the resulting contributions to improve teaching practices. However, the criticism and the negative aspects prevailed, highlighting the little validity of the surveys, the weak representation of the students who respond, or the lack of institutional policy about the utilization of the information collected. Some implications are presented with a perspective on evaluation and improvement of pedagogical practices.En la Educación Superior la evaluación de la calidad de la enseñanza de los maestros es ampliamente utilizada, pese a las críticas de su validez, a sus procedimientos y al uso de la información recogida. Diez profesores de tres universidades públicas portuguesas fueron entrevistados, y fue realizada una análisis temática exhaustiva. Los maestros consideran importante que los estudiantes evalúen la enseñanza. De manera positiva, apuntan el espacio de escucha de los estudiantes y las contribuciones que este aporta para mejorar las prácticas de enseñanza. Sin embargo, las críticas y los aspectos negativos prevalecieron, destacando la poca validez de los cuestionarios, la débil representación de los estudiantes que responden, o la falta de políticas institucionales sobre la utilización de la información recogida. Se presentan algunas implicaciones con una perspectiva de evaluación y mejora de las prácticas docentes.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoBisinoto, CynthiaAlmeida, Leandro S.2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46161por0104-40361809-446510.1590/s0104-40362017002501176www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362017005005101&script=sci_abstract&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:56.697289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior Teacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher Education Percepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación Superior |
title |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
spellingShingle |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior Bisinoto, Cynthia Ensino superior Avaliação do ensino Inquéritos pedagógicos Higher Education Student Evaluations of Teaching Pedagogic Surveys Educación Superior Evaluación de la enseñanza Cuestionarios pedagógicos Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_full |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_fullStr |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
title_sort |
Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior |
author |
Bisinoto, Cynthia |
author_facet |
Bisinoto, Cynthia Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisinoto, Cynthia Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Avaliação do ensino Inquéritos pedagógicos Higher Education Student Evaluations of Teaching Pedagogic Surveys Educación Superior Evaluación de la enseñanza Cuestionarios pedagógicos Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Ensino superior Avaliação do ensino Inquéritos pedagógicos Higher Education Student Evaluations of Teaching Pedagogic Surveys Educación Superior Evaluación de la enseñanza Cuestionarios pedagógicos Ciências Sociais::Psicologia |
description |
"Epub May 29, 2017" |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/46161 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/46161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0104-4036 1809-4465 10.1590/s0104-40362017002501176 www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362017005005101&script=sci_abstract&tlng=pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132485994414080 |