Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sa, Virginio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163
Resumo: Neste texto, depois de uma breve referencia à emergencia e à consolidação da agenda avaliativa, abordam-se algumas das racionalidades que compoem a constelação argumentativa que a sustentam, balizando essas argumentacoes entre o polo da emancipação e da promocao da reflexividade dos atores, num extremo, e o polo do controlo e da vigilância panotica, no outro. Segue-se uma apresentação do modelo de avaliação externa das escolas em uso em Portugal, com referencia ao seu limitado impacto na melhoria da prestação do servico educativo. Assume-se uma concecao de escola como organização educativa complexa e reconhece-se a densidade tecnica da avaliação, mas ressalta-se sobretudo a sua face politica .
id CESGRANRIO_d627527557f1ff7f245593c24984e1a9
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1163
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticasInstitutional evaluation of Portuguese schools: policies, processes and practicesEvaluation institucional de los centros educativos em Portugal: politicas, procesos y practicasEducaçãoAvaliação institucional das escolas; Agendas da avaliação; Qualidade(s)Institutional evaluation of schools; Evaluative agenda; QualitiesEvaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)Neste texto, depois de uma breve referencia à emergencia e à consolidação da agenda avaliativa, abordam-se algumas das racionalidades que compoem a constelação argumentativa que a sustentam, balizando essas argumentacoes entre o polo da emancipação e da promocao da reflexividade dos atores, num extremo, e o polo do controlo e da vigilância panotica, no outro. Segue-se uma apresentação do modelo de avaliação externa das escolas em uso em Portugal, com referencia ao seu limitado impacto na melhoria da prestação do servico educativo. Assume-se uma concecao de escola como organização educativa complexa e reconhece-se a densidade tecnica da avaliação, mas ressalta-se sobretudo a sua face politica .In this paper, after a brief reference to the emergence and consolidation of evaluative agenda, we explore some of the rationales that underpin the argumentative constellation that supports it, organizing these arguments between the pole of the emancipation and promotion of reflexivity of the actors, at one end, and the pole of the control and panoptical surveillance, on the other. The following is a presentation of the external evaluation model of schools in use in Portugal, with reference to its limited impact on improving the provision of educational services. We assume the school as a complex educational organization and we recognize the technical density of the evaluation process, but we emphasize above all its political face.En este texto, despues de una breve referencia a la aparicion y consolidacion de la agenda de la evaluacion, presentamos algunos de los fundamentos que conforman la constelacion de argumentos que la sustienen, segmentando el debate entre el polo de la emancipacion y de la reflexividad de los actores, en un extremo, y el polo del control y vigilancia panotica, por el otro. A continuacion, hacemos una presentacion del modelo de la evaluacion externa de los centros educativos portugueses, con referencia a su limitado impacto en la mejora de los servicios educativos. Se asume una concepcion de la escuela como organizacion educativa compleja y se reconoce la densidade tecnica de la evaluacion, pero se da visibilidade particular a su cara politica.Fundação CesgranrioEste trabalho e financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, atraves de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Sa, Virginio2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/116310.1590/s0104-40362018002601163Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 801-8211809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/913https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/914https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/915EuropaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1163Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
Institutional evaluation of Portuguese schools: policies, processes and practices
Evaluation institucional de los centros educativos em Portugal: politicas, procesos y practicas
title Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
spellingShingle Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
Sa, Virginio
Educação
Avaliação institucional das escolas; Agendas da avaliação; Qualidade(s)
Institutional evaluation of schools; Evaluative agenda; Qualities
Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)
title_short Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
title_full Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
title_fullStr Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
title_full_unstemmed Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
title_sort Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
author Sa, Virginio
author_facet Sa, Virginio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Este trabalho e financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, atraves de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.


dc.contributor.author.fl_str_mv Sa, Virginio
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação institucional das escolas; Agendas da avaliação; Qualidade(s)
Institutional evaluation of schools; Evaluative agenda; Qualities
Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)
topic Educação
Avaliação institucional das escolas; Agendas da avaliação; Qualidade(s)
Institutional evaluation of schools; Evaluative agenda; Qualities
Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)
description Neste texto, depois de uma breve referencia à emergencia e à consolidação da agenda avaliativa, abordam-se algumas das racionalidades que compoem a constelação argumentativa que a sustentam, balizando essas argumentacoes entre o polo da emancipação e da promocao da reflexividade dos atores, num extremo, e o polo do controlo e da vigilância panotica, no outro. Segue-se uma apresentação do modelo de avaliação externa das escolas em uso em Portugal, com referencia ao seu limitado impacto na melhoria da prestação do servico educativo. Assume-se uma concecao de escola como organização educativa complexa e reconhece-se a densidade tecnica da avaliação, mas ressalta-se sobretudo a sua face politica .
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163
10.1590/s0104-40362018002601163
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601163
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/913
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/914
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/915
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 801-821
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034731130880