Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163 |
Resumo: | Neste texto, depois de uma breve referencia à emergencia e à consolidação da agenda avaliativa, abordam-se algumas das racionalidades que compoem a constelação argumentativa que a sustentam, balizando essas argumentacoes entre o polo da emancipação e da promocao da reflexividade dos atores, num extremo, e o polo do controlo e da vigilância panotica, no outro. Segue-se uma apresentação do modelo de avaliação externa das escolas em uso em Portugal, com referencia ao seu limitado impacto na melhoria da prestação do servico educativo. Assume-se uma concecao de escola como organização educativa complexa e reconhece-se a densidade tecnica da avaliação, mas ressalta-se sobretudo a sua face politica . |
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Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticasInstitutional evaluation of Portuguese schools: policies, processes and practicesEvaluation institucional de los centros educativos em Portugal: politicas, procesos y practicasEducaçãoAvaliação institucional das escolas; Agendas da avaliação; Qualidade(s)Institutional evaluation of schools; Evaluative agenda; QualitiesEvaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)Evaluacion institucional de los centros educativos; Agendas de la evaluacion; Calidad(es)Neste texto, depois de uma breve referencia à emergencia e à consolidação da agenda avaliativa, abordam-se algumas das racionalidades que compoem a constelação argumentativa que a sustentam, balizando essas argumentacoes entre o polo da emancipação e da promocao da reflexividade dos atores, num extremo, e o polo do controlo e da vigilância panotica, no outro. Segue-se uma apresentação do modelo de avaliação externa das escolas em uso em Portugal, com referencia ao seu limitado impacto na melhoria da prestação do servico educativo. Assume-se uma concecao de escola como organização educativa complexa e reconhece-se a densidade tecnica da avaliação, mas ressalta-se sobretudo a sua face politica .In this paper, after a brief reference to the emergence and consolidation of evaluative agenda, we explore some of the rationales that underpin the argumentative constellation that supports it, organizing these arguments between the pole of the emancipation and promotion of reflexivity of the actors, at one end, and the pole of the control and panoptical surveillance, on the other. The following is a presentation of the external evaluation model of schools in use in Portugal, with reference to its limited impact on improving the provision of educational services. We assume the school as a complex educational organization and we recognize the technical density of the evaluation process, but we emphasize above all its political face.En este texto, despues de una breve referencia a la aparicion y consolidacion de la agenda de la evaluacion, presentamos algunos de los fundamentos que conforman la constelacion de argumentos que la sustienen, segmentando el debate entre el polo de la emancipacion y de la reflexividad de los actores, en un extremo, y el polo del control y vigilancia panotica, por el otro. A continuacion, hacemos una presentacion del modelo de la evaluacion externa de los centros educativos portugueses, con referencia a su limitado impacto en la mejora de los servicios educativos. Se asume una concepcion de la escuela como organizacion educativa compleja y se reconoce la densidade tecnica de la evaluacion, pero se da visibilidade particular a su cara politica.Fundação CesgranrioEste trabalho e financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, atraves de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Sa, Virginio2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/116310.1590/s0104-40362018002601163Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 801-8211809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/913https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/914https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1163/915EuropaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1163Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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