Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jani Alves da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Ângelo Ricardo de, Díaz, José María Hernández
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789
Resumo: O artigo é resultado de uma pesquisa exploratória e documental, que teve como objetos as políticas educacionais, a gestão e o financiamento dos Centros Concertados de Educação Infantil e Educação Primária na Espanha. Investigam-se os aspectos históricos e políticos quanto à estrutura e à organização da política educativa, a partir do processo de descentralização, naquele país, bem como o papel do Conselho Escolar na formulação da política educacional espanhola. Ademais, o artigo busca compreender os aspectos relacionados com a manutenção do ensino nos Centros Concertados de Educação Infantil e de Educação Primária, a fim de apreender os pressupostos orçamentários. O resultado evidenciou a necessidade de manutenção da participação coletiva para a construção de políticas educacionais mais equitativas e não segregatórias na Espanha.
id CESGRANRIO_ed4a26177106a582a862e85bd912ffb4
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2789
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na EspanhaEducational policies and the financing of concerted centers in SpainPolíticas educativas y financiación de los centros concertados en EspañaEducação; História da Educação; Políticas EducacionaisPolíticas Educacionais; Financiamento da Educação; Centros Concertados; Educação Infantil; Educação Primária; EspanhaEducational Policies; Education Financing; Concerted Centers; Child Education; Primary Education; SpainPolíticas Educativas; Financiamiento de la Educación; Centros Concertados; Educación Infantil; Educación Primaria; EspañaO artigo é resultado de uma pesquisa exploratória e documental, que teve como objetos as políticas educacionais, a gestão e o financiamento dos Centros Concertados de Educação Infantil e Educação Primária na Espanha. Investigam-se os aspectos históricos e políticos quanto à estrutura e à organização da política educativa, a partir do processo de descentralização, naquele país, bem como o papel do Conselho Escolar na formulação da política educacional espanhola. Ademais, o artigo busca compreender os aspectos relacionados com a manutenção do ensino nos Centros Concertados de Educação Infantil e de Educação Primária, a fim de apreender os pressupostos orçamentários. O resultado evidenciou a necessidade de manutenção da participação coletiva para a construção de políticas educacionais mais equitativas e não segregatórias na Espanha.The abstract is a result of a exploratory and desk research that has a subject the educational policies, the management and the financing for the Childhood and Primary Education Concerted Centers, which was investigated the historical and political aspects as structure and the political organizational starting by the process of decentralization in the country. It was prioritized the analysis of the role of the School Board for the formulation of the Spanish educational politic and the aspects related to the maintenance of the Childhood and Primary Education Concerted Centers, with the need of learning the assumption budget in the period of 2016-2017. It was presented about the investments and the implication of the collective participation for the construction of educational politics more fair and non-segregate in Spain.El artículo es resultado de una búsqueda exploratoria y documental que tuvo como enfoque las políticas educacionales, la administración y el financiamiento a los Centros de Educación Infantil y Primaria Concertados en España, en la cual se investigó los aspectos historiales y políticos cuanto a la estructura y organización de la política educativa a partir del proceso de descentralización en el país. Se priorizó el análisis del papel del Consejo Escolar a la formación de la política educacional y española y los aspectos relacionados a la manutención de las enseñanzas en los Centros de Educación Infantil y Primaria Concertados, a fin de aprender los presupuestos en el periodo de 2016-2017. Se presenta los aportes y las implicaciones a los Centros Concertados en la cual el resultado evidencia la necesidad de la manutención de la participación colectiva a la construcción de políticas educacionales más equitativas y no segregantes en España.Fundação CesgranrioFundação Araucária-FAMoreira, Jani Alves da SilvaSouza, Ângelo Ricardo deDíaz, José María Hernández2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/278910.1590/s0104-40362021002902789Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 338-3591809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789/1421https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789/1422https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789/1423EuropaDireitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T18:03:19Zoai:ojs.localhost:article/2789Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-07-02T18:03:19Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
Educational policies and the financing of concerted centers in Spain
Políticas educativas y financiación de los centros concertados en España
title Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
spellingShingle Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
Moreira, Jani Alves da Silva
Educação; História da Educação; Políticas Educacionais
Políticas Educacionais; Financiamento da Educação; Centros Concertados; Educação Infantil; Educação Primária; Espanha
Educational Policies; Education Financing; Concerted Centers; Child Education; Primary Education; Spain
Políticas Educativas; Financiamiento de la Educación; Centros Concertados; Educación Infantil; Educación Primaria; España
title_short Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
title_full Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
title_fullStr Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
title_full_unstemmed Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
title_sort Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha
author Moreira, Jani Alves da Silva
author_facet Moreira, Jani Alves da Silva
Souza, Ângelo Ricardo de
Díaz, José María Hernández
author_role author
author2 Souza, Ângelo Ricardo de
Díaz, José María Hernández
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária-FA


dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jani Alves da Silva
Souza, Ângelo Ricardo de
Díaz, José María Hernández
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História da Educação; Políticas Educacionais
Políticas Educacionais; Financiamento da Educação; Centros Concertados; Educação Infantil; Educação Primária; Espanha
Educational Policies; Education Financing; Concerted Centers; Child Education; Primary Education; Spain
Políticas Educativas; Financiamiento de la Educación; Centros Concertados; Educación Infantil; Educación Primaria; España
topic Educação; História da Educação; Políticas Educacionais
Políticas Educacionais; Financiamento da Educação; Centros Concertados; Educação Infantil; Educação Primária; Espanha
Educational Policies; Education Financing; Concerted Centers; Child Education; Primary Education; Spain
Políticas Educativas; Financiamiento de la Educación; Centros Concertados; Educación Infantil; Educación Primaria; España
description O artigo é resultado de uma pesquisa exploratória e documental, que teve como objetos as políticas educacionais, a gestão e o financiamento dos Centros Concertados de Educação Infantil e Educação Primária na Espanha. Investigam-se os aspectos históricos e políticos quanto à estrutura e à organização da política educativa, a partir do processo de descentralização, naquele país, bem como o papel do Conselho Escolar na formulação da política educacional espanhola. Ademais, o artigo busca compreender os aspectos relacionados com a manutenção do ensino nos Centros Concertados de Educação Infantil e de Educação Primária, a fim de apreender os pressupostos orçamentários. O resultado evidenciou a necessidade de manutenção da participação coletiva para a construção de políticas educacionais mais equitativas e não segregatórias na Espanha.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789
10.1590/s0104-40362021002902789
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362021002902789
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789/1421
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789/1422
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2789/1423
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 338-359
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034297020416