Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6944 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores de maior influência sobre a satisfação nas compras on-line. O tema está em crescimento no país. Isso significa que é importante a elaboração ou a adaptação para a língua portuguesa de instrumentos de pesquisa com a finalidade de ampliar os conhecimentos na área. Os indicadores de influência encontrados na literatura foram organizados em variáveis técnicas e emocionais para se descobrirem quais delas possuem maior influência. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa baseada no modelo de equações estruturais através do programa estatístico Smart Partial Least Square (SPLS). O estudo foi realizado com moradores do Distrito Federal que já realizaram ou pretendem realizar compras online, tendo como base o instrumento em espanhol validado por Carrión, Gutierrez e Izquierdo (2009). O instrumento foi adaptado e validado para a língua portuguesa com um coeficiente de confiabilidade fc=0,8. Encontrou-se uma predição da satisfação em um 48%, sendo os fatores emocionais responsáveis por 26% e os fatores técnicos por 22%. |
id |
CEUB_5fa05438655f92f36b5f5ba7c9a04242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/6944 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Tiussi, Pollyana SpinosaMariano, Ari Melo2015-08-05T19:46:40Z2015-08-05T19:46:40Z20152015-08-05TIUSSI, Polyana Spinosa. Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais. 2015. 35 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6944O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores de maior influência sobre a satisfação nas compras on-line. O tema está em crescimento no país. Isso significa que é importante a elaboração ou a adaptação para a língua portuguesa de instrumentos de pesquisa com a finalidade de ampliar os conhecimentos na área. Os indicadores de influência encontrados na literatura foram organizados em variáveis técnicas e emocionais para se descobrirem quais delas possuem maior influência. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa baseada no modelo de equações estruturais através do programa estatístico Smart Partial Least Square (SPLS). O estudo foi realizado com moradores do Distrito Federal que já realizaram ou pretendem realizar compras online, tendo como base o instrumento em espanhol validado por Carrión, Gutierrez e Izquierdo (2009). O instrumento foi adaptado e validado para a língua portuguesa com um coeficiente de confiabilidade fc=0,8. Encontrou-se uma predição da satisfação em um 48%, sendo os fatores emocionais responsáveis por 26% e os fatores técnicos por 22%.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-05T19:46:40Z No. of bitstreams: 1 21133243.pdf: 1945571 bytes, checksum: 75ad388e4dcb68a7f39d154b186d081a (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-05T19:46:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21133243.pdf: 1945571 bytes, checksum: 75ad388e4dcb68a7f39d154b186d081a (MD5)Comportamento do consumidorCompra onlineE-commerceInternetModelo de equações estruturaisFatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6944/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL21133243.pdf21133243.pdfapplication/pdf1945571https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6944/1/21133243.pdf75ad388e4dcb68a7f39d154b186d081aMD51TEXT21133243.pdf.txt21133243.pdf.txtExtracted texttext/plain51851https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6944/3/21133243.pdf.txt1a0550e37223b144f63689d60538d3c6MD53235/69442022-07-30 17:47:22.2oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612022-07-30T17:47:22Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais |
title |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais |
spellingShingle |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais Tiussi, Pollyana Spinosa Comportamento do consumidor Compra online E-commerce Internet Modelo de equações estruturais |
title_short |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais |
title_full |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais |
title_fullStr |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais |
title_full_unstemmed |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais |
title_sort |
Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais |
author |
Tiussi, Pollyana Spinosa |
author_facet |
Tiussi, Pollyana Spinosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiussi, Pollyana Spinosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mariano, Ari Melo |
contributor_str_mv |
Mariano, Ari Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Compra online E-commerce Internet Modelo de equações estruturais |
topic |
Comportamento do consumidor Compra online E-commerce Internet Modelo de equações estruturais |
description |
O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores de maior influência sobre a satisfação nas compras on-line. O tema está em crescimento no país. Isso significa que é importante a elaboração ou a adaptação para a língua portuguesa de instrumentos de pesquisa com a finalidade de ampliar os conhecimentos na área. Os indicadores de influência encontrados na literatura foram organizados em variáveis técnicas e emocionais para se descobrirem quais delas possuem maior influência. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa baseada no modelo de equações estruturais através do programa estatístico Smart Partial Least Square (SPLS). O estudo foi realizado com moradores do Distrito Federal que já realizaram ou pretendem realizar compras online, tendo como base o instrumento em espanhol validado por Carrión, Gutierrez e Izquierdo (2009). O instrumento foi adaptado e validado para a língua portuguesa com um coeficiente de confiabilidade fc=0,8. Encontrou-se uma predição da satisfação em um 48%, sendo os fatores emocionais responsáveis por 26% e os fatores técnicos por 22%. |
publishDate |
2015 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2015-08-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-05T19:46:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-05T19:46:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TIUSSI, Polyana Spinosa. Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais. 2015. 35 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6944 |
identifier_str_mv |
TIUSSI, Polyana Spinosa. Fatores determinantes para a satisfação do consumidor online: uma pesquisa descritiva através das equações estruturais. 2015. 35 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6944/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6944/1/21133243.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6944/3/21133243.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 75ad388e4dcb68a7f39d154b186d081a 1a0550e37223b144f63689d60538d3c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903880004173824 |