Um estudo sobre a influência das marcas na decisão de compra dos consumidores de supermercados de vizinhança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleury, Patrick Moreno Grosso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7584
Resumo: Este trabalho discute a necessidade de se estudar o comportamento do consumidor e a influência das marcas no processo de compra. Pode corraborar com os profissionais de marketing e para a gestão empresarial, posto que as marcas servem para diferenciar os produtos, bem como têm funções emocionais e racionais que ajudam a moldar e a direcionar as escolhas de compra dos consumidores. Apresenta, ainda, como objetivo geral, verificar a opinião dos clientes dos supermercados de vizinhança na Asa Sul, Brasília, quanto à influência das marcas no processo de decisão de compra. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico sobre o comportamento do consumidor, marca, fatores e atributos de influência para a decisão de compra. A metodologia utilizada para atingir o objetivo proposto está centrada na abordagem quantitativa, na qual o instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas, aplicado a uma amostra de 90 indivíduos, abordados de forma aleatória, durante a saída dos supermercados de vizinhança das redes Pão de Açúcar, Oba Hortifruti e Big Box localizados na Asa Sul, em Brasília. Os principais resultados apontam que 91% dos participantes da pesquisa consideram as marcas como um fator muito importante na decisão de compra, destacando-se que a qualidade é o critério que mais influencia na decisão de compra de uma marca. Conforme a pesquisa realizada, com base nos dados obtidos, pode-se concluir que os clientes dos supermercados de vizinhança têm a percepção de que as marcas possuem relevante grau de importância e influenciam diretamente no processo de decisão de compra.
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Apresenta, ainda, como objetivo geral, verificar a opinião dos clientes dos supermercados de vizinhança na Asa Sul, Brasília, quanto à influência das marcas no processo de decisão de compra. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico sobre o comportamento do consumidor, marca, fatores e atributos de influência para a decisão de compra. A metodologia utilizada para atingir o objetivo proposto está centrada na abordagem quantitativa, na qual o instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas, aplicado a uma amostra de 90 indivíduos, abordados de forma aleatória, durante a saída dos supermercados de vizinhança das redes Pão de Açúcar, Oba Hortifruti e Big Box localizados na Asa Sul, em Brasília. Os principais resultados apontam que 91% dos participantes da pesquisa consideram as marcas como um fator muito importante na decisão de compra, destacando-se que a qualidade é o critério que mais influencia na decisão de compra de uma marca. 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