A influência da marca na decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manteigas, Cristina Marisa Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2878
Resumo: Num mercado de consumo em que existe uma grande variedade de marcas em cada família de produtos, e que a escolha de uma marca no meio de tantas outras torna-se um processo bastante moroso, há necessidade de perceber mais sobre este tema. Deste modo, a presente investigação tem como principal objectivo analisar até que ponto a marca pode ou não influenciar o processo de compra e se é um elemento que seja determinante no processo de compra. De seguida verificar quais os factores que mais podem influenciar o processo de escolha de uma marca. Para dar resposta a essas questões, elaborou-se um questionário que foi aplicado junto de uma amostra composta por dois grupos de respondentes distintos, sendo eles, elementos estudantes universitários e um outro grupo de não estudantes, para deste modo se verificar a existência de possíveis diferenças ou semelhanças entre os grupos na selecção de marcas de produtos de higiene pessoal e doméstica. Nesta investigação verificou-se, a existência de certas diferenças entre os grupos, o que denota preocupações e comportamentos distintos aquando da escolha de uma marca, bem como preocupações diferenciadas para com a marca escolhida consoante a categoria de produtos apresentada. Conclui-se que os respondentes, estudantes e não estudantes, indicam que a marca influencia o processo de compra. Quanto aos factores de escolha de uma marca, concluiu-se pela existência de diferenças entre os grupos, pois se os não estudantes se preocupam com questões relacionadas com a saúde no momento de indicarem um factor que possa influenciar a escolha de uma marca junto destas categorias de produtos, os estudantes demonstram mais preocupação com o tipo de promoções que a marca possa oferecer no momento de escolher.
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spelling A influência da marca na decisão de compraAnálise dos produtos de higiene pessoal e higiene domésticaEstratégia de marketingMarca - Decisão de compraComportamento do consumidorMarca - AvaliaçãoNum mercado de consumo em que existe uma grande variedade de marcas em cada família de produtos, e que a escolha de uma marca no meio de tantas outras torna-se um processo bastante moroso, há necessidade de perceber mais sobre este tema. Deste modo, a presente investigação tem como principal objectivo analisar até que ponto a marca pode ou não influenciar o processo de compra e se é um elemento que seja determinante no processo de compra. De seguida verificar quais os factores que mais podem influenciar o processo de escolha de uma marca. Para dar resposta a essas questões, elaborou-se um questionário que foi aplicado junto de uma amostra composta por dois grupos de respondentes distintos, sendo eles, elementos estudantes universitários e um outro grupo de não estudantes, para deste modo se verificar a existência de possíveis diferenças ou semelhanças entre os grupos na selecção de marcas de produtos de higiene pessoal e doméstica. Nesta investigação verificou-se, a existência de certas diferenças entre os grupos, o que denota preocupações e comportamentos distintos aquando da escolha de uma marca, bem como preocupações diferenciadas para com a marca escolhida consoante a categoria de produtos apresentada. Conclui-se que os respondentes, estudantes e não estudantes, indicam que a marca influencia o processo de compra. Quanto aos factores de escolha de uma marca, concluiu-se pela existência de diferenças entre os grupos, pois se os não estudantes se preocupam com questões relacionadas com a saúde no momento de indicarem um factor que possa influenciar a escolha de uma marca junto destas categorias de produtos, os estudantes demonstram mais preocupação com o tipo de promoções que a marca possa oferecer no momento de escolher.In consumer market, there is a wide variety of brands in each product family, and the choice of a brand is sometimes, a very long, costly and complex process, there is a need to understand more about this subject. The main objective of this research is to examine the extent to which the brand may or may not influence the process of purchase and whether it is an important element in the choice process. Additionally explore the factors, which may influence the brand preference and choice. To respond to these questions, a questionnaire was prepared using the most important factors found on brand choice in the available literature. The sample used for research, involves two distinct groups of respondents, which are university students and another group of household consumers. The results of this investigation suggest the existence of differences between the two groups, of consumers, as they show different attitudes and concerns toward brand choice The conclusions indicate that the two groups of consumers are sensible to the brands efforts to influence the purchase process, and is an important element in a product strategy. As an important conclusion, we also notice that the household consumer show a higher concern about health issues and students are mainly worried with promotions and special offers.Duarte, Paulo Alexandre de OliveirauBibliorumManteigas, Cristina Marisa Martins2015-01-19T16:39:58Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:27.897619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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