FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR NA DECISÃO DE COMPRA DE UM AUTOMÓVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Caissa Veloso e
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azevedo, Alessandro Ferreira de
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/184
Resumo: O comportamento do consumidor é um tema importante nos estudos das ciências sociais haja vista que os consumidores têm uma infinidade de motivos para escolher diversos produtos e serviços aos quais são ofertados constantemente. A partir de uma abordagem qualitativa, esse trabalho investiga os fatores de influência na decisão de compra de automóveis pelos consumidores. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade realizadas com nove mulheres e nove homens residentes na região metropolitana de Belo Horizonte. A partir daí foi possível identificar que fatores como diferenças individuais, influências pessoais  e a marca exercem influência na decisão de compra desses consumidores. A pesquisa demonstrou também que automóveis são produtos que representam mais que um meio de transporte com características funcionais de caráter tangível como motorização, design e acessórios. Existem aspectos intangíveis e de forte dimensão simbólica como a auto-realização, autonomia, recompensa pelo esforço, independência e conquista. Identificou-se que o automóvel caracteriza-se como um produto que representa status e auto-expressão. Observou-se que as marcas dos automóveis possuem papel importante durante o processo de escolha de um carro. Algumas pessoas demonstraram afinidade e lealdade com algumas marcas. Entretanto, houve consenso na rejeição das marcas francesas e chinesas. Essas combinações de fatores tangíveis e intangíveis, identificados na pesquisa, explicitam a complexidade do processo decisório de aquisição de um automóvel para as pessoas entrevistadas e corroboram com a literatura que embasaram esse estudo. 
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