Marketing de relacionamento: caso o Boticário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8978 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema Marketing de relacionamento na empresa o Boticário. Foi realizado um estudo de caso na empresa, onde foi possível constatar a maneira como esta utiliza o marketing de relacionamento. O objetivo geral é demonstrar a importância de praticar o marketing de relacionamento em empresas que querem ter um relacionamento de longo prazo com seus clientes. Os objetivos específicos são apresentar as principais estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pela empresa; analisar a eficiência e expor os principais conceitos sobre marketing de relacionamento e, por último, buscar novos conhecimentos sobre essa área. Para se alcançar os objetivos e a solução para o problema foi realizada uma entrevista com o proprietário de uma das franquias. O referencial teórico foi construído para servir de base para explanação de todo conteúdo sobre o marketing de relacionamento e outros temas que estão diretamente ligados a ele, como o data base, data mining, data warehouse, member-get-member e churn. O marketing de relacionamento surgiu devido às grandes mudanças ocorridas nos cenários comerciais: a globalização, a produção em massa, a tecnologia e a Revolução Industrial. Produtos e serviços eram únicos e limitados antes dessas mudanças. Após esses fatos históricos, os produtos e serviços passaram a ser produzidos em massa. No século XXI, as empresas oferecem os mesmos produtos e serviços e o grande diferencial está nas estratégias adotadas por elas. O marketing de relacionamento é ferramenta que influenciou os comportamentos das empresas. As que implementam o marketing de relacionamento se diferenciam das demais e criam um diferencial competitivo. Com a análise do O Boticário foi possível constatar que a empresa se mantém eficaz na utilização desta ferramenta, pois por meio dela fidelizou muitos clientes e conseguiu manter uma aliança entre empresa e cliente. |
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Os objetivos específicos são apresentar as principais estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pela empresa; analisar a eficiência e expor os principais conceitos sobre marketing de relacionamento e, por último, buscar novos conhecimentos sobre essa área. Para se alcançar os objetivos e a solução para o problema foi realizada uma entrevista com o proprietário de uma das franquias. O referencial teórico foi construído para servir de base para explanação de todo conteúdo sobre o marketing de relacionamento e outros temas que estão diretamente ligados a ele, como o data base, data mining, data warehouse, member-get-member e churn. O marketing de relacionamento surgiu devido às grandes mudanças ocorridas nos cenários comerciais: a globalização, a produção em massa, a tecnologia e a Revolução Industrial. Produtos e serviços eram únicos e limitados antes dessas mudanças. Após esses fatos históricos, os produtos e serviços passaram a ser produzidos em massa. No século XXI, as empresas oferecem os mesmos produtos e serviços e o grande diferencial está nas estratégias adotadas por elas. O marketing de relacionamento é ferramenta que influenciou os comportamentos das empresas. As que implementam o marketing de relacionamento se diferenciam das demais e criam um diferencial competitivo. Com a análise do O Boticário foi possível constatar que a empresa se mantém eficaz na utilização desta ferramenta, pois por meio dela fidelizou muitos clientes e conseguiu manter uma aliança entre empresa e cliente.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-28T19:14:28Z No. of bitstreams: 1 20500542.pdf: 92120 bytes, checksum: 4dfb2d20938d33c65e0e60bf02fdbd00 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-10-31T18:05:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20500542.pdf: 92120 bytes, checksum: 4dfb2d20938d33c65e0e60bf02fdbd00 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-31T18:05:57Z (GMT). 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O presente trabalho tem como tema Marketing de relacionamento na empresa o Boticário. Foi realizado um estudo de caso na empresa, onde foi possível constatar a maneira como esta utiliza o marketing de relacionamento. O objetivo geral é demonstrar a importância de praticar o marketing de relacionamento em empresas que querem ter um relacionamento de longo prazo com seus clientes. Os objetivos específicos são apresentar as principais estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pela empresa; analisar a eficiência e expor os principais conceitos sobre marketing de relacionamento e, por último, buscar novos conhecimentos sobre essa área. Para se alcançar os objetivos e a solução para o problema foi realizada uma entrevista com o proprietário de uma das franquias. O referencial teórico foi construído para servir de base para explanação de todo conteúdo sobre o marketing de relacionamento e outros temas que estão diretamente ligados a ele, como o data base, data mining, data warehouse, member-get-member e churn. O marketing de relacionamento surgiu devido às grandes mudanças ocorridas nos cenários comerciais: a globalização, a produção em massa, a tecnologia e a Revolução Industrial. Produtos e serviços eram únicos e limitados antes dessas mudanças. Após esses fatos históricos, os produtos e serviços passaram a ser produzidos em massa. No século XXI, as empresas oferecem os mesmos produtos e serviços e o grande diferencial está nas estratégias adotadas por elas. O marketing de relacionamento é ferramenta que influenciou os comportamentos das empresas. As que implementam o marketing de relacionamento se diferenciam das demais e criam um diferencial competitivo. Com a análise do O Boticário foi possível constatar que a empresa se mantém eficaz na utilização desta ferramenta, pois por meio dela fidelizou muitos clientes e conseguiu manter uma aliança entre empresa e cliente. |
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