Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipe Ferreira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16803
Resumo: O futebol foi aumentando sua visibilidade em todo o mundo até se transformar em potência mundial, sendo o esporte predileto no Brasil (Kasznar & Graça Filho, 2012). Este trabalho teve como intuito analisar o perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol. Esta pesquisa se baseou na teoria de Leoncini (2001) que afirma que é possível notar a existência de dois grandes conjuntos de agentes no mercado do futebol: um conjunto de agentes ligados à produção de espetáculos esportivos que comanda e organiza o futebol, que possui grande potencial econômico e um conjunto de clientes que compram os vários produtos e serviços ligados ao futebol. A pesquisa foi feita de maneira descritiva e abordagem quantitativa com amostra não probabilística. Os dados foram obtidos através de questionário online, composto por nove questões, com alcance de 155 respondentes do DF e para análise dos resultados, foram usados gráficos e porcentagens do Google Forms. Foram identificadas as predileções por torcer para times da região Sudeste do Brasil, consumir o produto “camisa” do respectivo time de futebol, comprar os produtos do time em lojas oficiais gerais ou específicas e que a frequência do torcedor quanto ao consumo de produtos do seu time não é tão elevada, considerando que no tocante a isso a frequência máxima a ser alcançada era a “sempre” e a maior frequência alcançada foi a “ocasional”.
id CEUB_8ee1e150782d3e5bca3049491b265cb7
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16803
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Silva, Filipe Ferreira da2023-11-10T18:48:03Z2023-11-10T18:48:03Z20222022SILVA, Filipe Ferreira da. Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16803Érika Costa Vieira GagliardiO futebol foi aumentando sua visibilidade em todo o mundo até se transformar em potência mundial, sendo o esporte predileto no Brasil (Kasznar & Graça Filho, 2012). Este trabalho teve como intuito analisar o perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol. Esta pesquisa se baseou na teoria de Leoncini (2001) que afirma que é possível notar a existência de dois grandes conjuntos de agentes no mercado do futebol: um conjunto de agentes ligados à produção de espetáculos esportivos que comanda e organiza o futebol, que possui grande potencial econômico e um conjunto de clientes que compram os vários produtos e serviços ligados ao futebol. A pesquisa foi feita de maneira descritiva e abordagem quantitativa com amostra não probabilística. Os dados foram obtidos através de questionário online, composto por nove questões, com alcance de 155 respondentes do DF e para análise dos resultados, foram usados gráficos e porcentagens do Google Forms. Foram identificadas as predileções por torcer para times da região Sudeste do Brasil, consumir o produto “camisa” do respectivo time de futebol, comprar os produtos do time em lojas oficiais gerais ou específicas e que a frequência do torcedor quanto ao consumo de produtos do seu time não é tão elevada, considerando que no tocante a isso a frequência máxima a ser alcançada era a “sempre” e a maior frequência alcançada foi a “ocasional”.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-08T20:40:56Z No. of bitstreams: 1 21909976.pdf: 524578 bytes, checksum: 22f4bae120d6489459222078cf3926cc (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-10T18:48:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21909976.pdf: 524578 bytes, checksum: 22f4bae120d6489459222078cf3926cc (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-10T18:48:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21909976.pdf: 524578 bytes, checksum: 22f4bae120d6489459222078cf3926cc (MD5) Previous issue date: 2022ComportamentoConsumidorProdutosInfluênciaComportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21909976.pdf21909976.pdfapplication/pdf524578https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16803/1/21909976.pdf22f4bae120d6489459222078cf3926ccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16803/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21909976.pdf.txt21909976.pdf.txtExtracted texttext/plain53831https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16803/3/21909976.pdf.txt3911c6894cd5ab7c94f8cedf6ad9ac93MD53prefix/168032023-11-11 13:04:33.176oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-11T13:04:33Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
title Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
spellingShingle Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
Silva, Filipe Ferreira da
Comportamento
Consumidor
Produtos
Influência
title_short Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
title_full Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
title_fullStr Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
title_sort Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
author Silva, Filipe Ferreira da
author_facet Silva, Filipe Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipe Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Consumidor
Produtos
Influência
topic Comportamento
Consumidor
Produtos
Influência
description O futebol foi aumentando sua visibilidade em todo o mundo até se transformar em potência mundial, sendo o esporte predileto no Brasil (Kasznar & Graça Filho, 2012). Este trabalho teve como intuito analisar o perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol. Esta pesquisa se baseou na teoria de Leoncini (2001) que afirma que é possível notar a existência de dois grandes conjuntos de agentes no mercado do futebol: um conjunto de agentes ligados à produção de espetáculos esportivos que comanda e organiza o futebol, que possui grande potencial econômico e um conjunto de clientes que compram os vários produtos e serviços ligados ao futebol. A pesquisa foi feita de maneira descritiva e abordagem quantitativa com amostra não probabilística. Os dados foram obtidos através de questionário online, composto por nove questões, com alcance de 155 respondentes do DF e para análise dos resultados, foram usados gráficos e porcentagens do Google Forms. Foram identificadas as predileções por torcer para times da região Sudeste do Brasil, consumir o produto “camisa” do respectivo time de futebol, comprar os produtos do time em lojas oficiais gerais ou específicas e que a frequência do torcedor quanto ao consumo de produtos do seu time não é tão elevada, considerando que no tocante a isso a frequência máxima a ser alcançada era a “sempre” e a maior frequência alcançada foi a “ocasional”.
publishDate 2022
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-10T18:48:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-10T18:48:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Filipe Ferreira da. Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16803
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Érika Costa Vieira Gagliardi
identifier_str_mv SILVA, Filipe Ferreira da. Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
Érika Costa Vieira Gagliardi
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16803/1/21909976.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16803/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16803/3/21909976.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 22f4bae120d6489459222078cf3926cc
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3911c6894cd5ab7c94f8cedf6ad9ac93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903944751644672