Comportamento do consumidor: uma análise do perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16803 |
Resumo: | O futebol foi aumentando sua visibilidade em todo o mundo até se transformar em potência mundial, sendo o esporte predileto no Brasil (Kasznar & Graça Filho, 2012). Este trabalho teve como intuito analisar o perfil do torcedor do DF que consome produtos do seu time de futebol. Esta pesquisa se baseou na teoria de Leoncini (2001) que afirma que é possível notar a existência de dois grandes conjuntos de agentes no mercado do futebol: um conjunto de agentes ligados à produção de espetáculos esportivos que comanda e organiza o futebol, que possui grande potencial econômico e um conjunto de clientes que compram os vários produtos e serviços ligados ao futebol. A pesquisa foi feita de maneira descritiva e abordagem quantitativa com amostra não probabilística. Os dados foram obtidos através de questionário online, composto por nove questões, com alcance de 155 respondentes do DF e para análise dos resultados, foram usados gráficos e porcentagens do Google Forms. Foram identificadas as predileções por torcer para times da região Sudeste do Brasil, consumir o produto “camisa” do respectivo time de futebol, comprar os produtos do time em lojas oficiais gerais ou específicas e que a frequência do torcedor quanto ao consumo de produtos do seu time não é tão elevada, considerando que no tocante a isso a frequência máxima a ser alcançada era a “sempre” e a maior frequência alcançada foi a “ocasional”. |
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Esta pesquisa se baseou na teoria de Leoncini (2001) que afirma que é possível notar a existência de dois grandes conjuntos de agentes no mercado do futebol: um conjunto de agentes ligados à produção de espetáculos esportivos que comanda e organiza o futebol, que possui grande potencial econômico e um conjunto de clientes que compram os vários produtos e serviços ligados ao futebol. A pesquisa foi feita de maneira descritiva e abordagem quantitativa com amostra não probabilística. Os dados foram obtidos através de questionário online, composto por nove questões, com alcance de 155 respondentes do DF e para análise dos resultados, foram usados gráficos e porcentagens do Google Forms. Foram identificadas as predileções por torcer para times da região Sudeste do Brasil, consumir o produto “camisa” do respectivo time de futebol, comprar os produtos do time em lojas oficiais gerais ou específicas e que a frequência do torcedor quanto ao consumo de produtos do seu time não é tão elevada, considerando que no tocante a isso a frequência máxima a ser alcançada era a “sempre” e a maior frequência alcançada foi a “ocasional”.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-08T20:40:56Z No. of bitstreams: 1 21909976.pdf: 524578 bytes, checksum: 22f4bae120d6489459222078cf3926cc (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-10T18:48:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21909976.pdf: 524578 bytes, checksum: 22f4bae120d6489459222078cf3926cc (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-10T18:48:03Z (GMT). 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