Merchandising: estudo de caso comparativo baseado no modelo Decathlon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Nicole Rodrigues Gouveia de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6954
Resumo: Com o propósito de garantir a efetiva venda dos produtos, a organização deve investir nos fatores que influenciam o comportamento do consumidor no pontode- venda por meio de técnicas de merchandising. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar os fatores essenciais a uma estratégia de merchandising efetiva. A abordagem utilizada foi um estudo de caso realizado pelo método exploratório para avaliar o merchandising de duas empresas do ramo esportivo de acordo com o modelo da multinacional Decathlon. Na pesquisa ocorreu uma etapa qualitativa para a coleta de dados, com a realização de entrevista aberta com um executivo da multinacional francesa, e uma quantitativa, com aplicação do roteiro de avaliação de merchandising que permitiu analisar, de acordo com o modelo, as variáveis ambientais abordadas pelas lojas. Foi possível apresentar o modelo efetivo utilizado por Decathlon está alinhado com a literatura pesquisada e constatar que entre as lojas avaliadas, a Centauro demonstrou 79,17% dos critérios em conformidade enquanto a Paquetá, 66,67%, apontando possibilidades de melhoria em ambas as organizações.
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Na pesquisa ocorreu uma etapa qualitativa para a coleta de dados, com a realização de entrevista aberta com um executivo da multinacional francesa, e uma quantitativa, com aplicação do roteiro de avaliação de merchandising que permitiu analisar, de acordo com o modelo, as variáveis ambientais abordadas pelas lojas. Foi possível apresentar o modelo efetivo utilizado por Decathlon está alinhado com a literatura pesquisada e constatar que entre as lojas avaliadas, a Centauro demonstrou 79,17% dos critérios em conformidade enquanto a Paquetá, 66,67%, apontando possibilidades de melhoria em ambas as organizações.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-06T18:04:56Z No. of bitstreams: 1 21177942.pdf: 1763974 bytes, checksum: b2a24b3b14d66dc9f26f13df6f6f6cff (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-06T18:04:56Z (GMT). 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