Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9145 |
Resumo: | A presente monografia teve as estratégias de marketing para fidelizar clientes como tema, cujo problema foi qual a eficácia das estratégias de marketing utilizadas pela Wizard e como objetivo geral a análise das estratégias de fidelização de clientes utilizadas pela escola de idiomas Wizard – QE 13 Guará II. Como forma de responder o objetivo proposto, foi realizada uma construção da base teórica a cerca do tema abordado, para que desta maneira ao final deste trabalho, pudessem ser correlacionados os conceitos dos principais autores à prática da empresa na construção de suas estratégias para fidelizar clientes. A seguinte monografia caracteriza-se por ser explicativa, seguidos de uma estrutura com pesquisa bibliográfica e finalizado com um estudo de caso. Desta forma, por meio de um estudo de caso nesta instituição, pode-se constatar entre a base teórica dissertada e as práticas realizadas na empresa, como o uso das estratégias de marketing auxilia na fidelização de clientes. As informações necessárias para a análise final foram adquiridas por meio de documentos conservados pela instituição e uma entrevista semi-estruturada com o proprietário da instituição. A base teórica possibilitou correlacionar às estratégias de marketing utilizadas pela empresa com os principais conceitos apresentados pelos autores. Foi observado que a Wizard atua em um mercado competitivo, em que a utilização das estratégias de marketing são um diferencial para fidelizar clientes. Por fim, conclui-se que as estratégias utilizadas foram eficazes, pois foi possível identificar evolução na fidelização desde sua abertura, porém alguns resultados não são satisfatórios para a instituição, sendo necessário redirecionamento de algumas estratégias para melhor desempenho. |
id |
CEUB_ea6ce68e7c8ce707ba798ba5063b8201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9145 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Pedreira, Paula da SilvaMatias, Alano Nogueira2016-11-11T16:54:08Z2016-11-11T16:54:08Z2010-072016-10-31PEDREIRA, Paula da Silva. Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II. 2010. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9145A presente monografia teve as estratégias de marketing para fidelizar clientes como tema, cujo problema foi qual a eficácia das estratégias de marketing utilizadas pela Wizard e como objetivo geral a análise das estratégias de fidelização de clientes utilizadas pela escola de idiomas Wizard – QE 13 Guará II. Como forma de responder o objetivo proposto, foi realizada uma construção da base teórica a cerca do tema abordado, para que desta maneira ao final deste trabalho, pudessem ser correlacionados os conceitos dos principais autores à prática da empresa na construção de suas estratégias para fidelizar clientes. A seguinte monografia caracteriza-se por ser explicativa, seguidos de uma estrutura com pesquisa bibliográfica e finalizado com um estudo de caso. Desta forma, por meio de um estudo de caso nesta instituição, pode-se constatar entre a base teórica dissertada e as práticas realizadas na empresa, como o uso das estratégias de marketing auxilia na fidelização de clientes. As informações necessárias para a análise final foram adquiridas por meio de documentos conservados pela instituição e uma entrevista semi-estruturada com o proprietário da instituição. A base teórica possibilitou correlacionar às estratégias de marketing utilizadas pela empresa com os principais conceitos apresentados pelos autores. Foi observado que a Wizard atua em um mercado competitivo, em que a utilização das estratégias de marketing são um diferencial para fidelizar clientes. Por fim, conclui-se que as estratégias utilizadas foram eficazes, pois foi possível identificar evolução na fidelização desde sua abertura, porém alguns resultados não são satisfatórios para a instituição, sendo necessário redirecionamento de algumas estratégias para melhor desempenho.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-31T18:11:19Z No. of bitstreams: 1 20750475.pdf: 580936 bytes, checksum: c9c7ed69c995170d8b2550828b30880b (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-11T16:54:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20750475.pdf: 580936 bytes, checksum: c9c7ed69c995170d8b2550828b30880b (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-11T16:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20750475.pdf: 580936 bytes, checksum: c9c7ed69c995170d8b2550828b30880b (MD5) Previous issue date: 2016-10-31Fidelizar clienteEstratégia de marketingWizardEstratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20750475.pdf20750475.pdfapplication/pdf580936https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9145/1/20750475.pdfc9c7ed69c995170d8b2550828b30880bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9145/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20750475.pdf.txt20750475.pdf.txtExtracted texttext/plain60264https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9145/3/20750475.pdf.txt967cd898266bd922f3d01930c324cfa3MD53235/91452019-04-12 11:47:04.188oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T11:47:04Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II |
title |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II |
spellingShingle |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II Pedreira, Paula da Silva Fidelizar cliente Estratégia de marketing Wizard |
title_short |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II |
title_full |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II |
title_fullStr |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II |
title_sort |
Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II |
author |
Pedreira, Paula da Silva |
author_facet |
Pedreira, Paula da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedreira, Paula da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
contributor_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fidelizar cliente Estratégia de marketing Wizard |
topic |
Fidelizar cliente Estratégia de marketing Wizard |
description |
A presente monografia teve as estratégias de marketing para fidelizar clientes como tema, cujo problema foi qual a eficácia das estratégias de marketing utilizadas pela Wizard e como objetivo geral a análise das estratégias de fidelização de clientes utilizadas pela escola de idiomas Wizard – QE 13 Guará II. Como forma de responder o objetivo proposto, foi realizada uma construção da base teórica a cerca do tema abordado, para que desta maneira ao final deste trabalho, pudessem ser correlacionados os conceitos dos principais autores à prática da empresa na construção de suas estratégias para fidelizar clientes. A seguinte monografia caracteriza-se por ser explicativa, seguidos de uma estrutura com pesquisa bibliográfica e finalizado com um estudo de caso. Desta forma, por meio de um estudo de caso nesta instituição, pode-se constatar entre a base teórica dissertada e as práticas realizadas na empresa, como o uso das estratégias de marketing auxilia na fidelização de clientes. As informações necessárias para a análise final foram adquiridas por meio de documentos conservados pela instituição e uma entrevista semi-estruturada com o proprietário da instituição. A base teórica possibilitou correlacionar às estratégias de marketing utilizadas pela empresa com os principais conceitos apresentados pelos autores. Foi observado que a Wizard atua em um mercado competitivo, em que a utilização das estratégias de marketing são um diferencial para fidelizar clientes. Por fim, conclui-se que as estratégias utilizadas foram eficazes, pois foi possível identificar evolução na fidelização desde sua abertura, porém alguns resultados não são satisfatórios para a instituição, sendo necessário redirecionamento de algumas estratégias para melhor desempenho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016-10-31 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-11T16:54:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-11T16:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEDREIRA, Paula da Silva. Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II. 2010. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9145 |
identifier_str_mv |
PEDREIRA, Paula da Silva. Estratégias de Marketing utilizadas por uma escola de idiomas para fidelização de clientes: estudo de caso sobre a Wizard – Unidade QE 13 – Guará II. 2010. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9145/1/20750475.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9145/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9145/3/20750475.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9c7ed69c995170d8b2550828b30880b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 967cd898266bd922f3d01930c324cfa3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823248861848666112 |