Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100006 |
Resumo: | Autoeficácia na formação superior é entendida como a crença de um estudante em sua capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridas para produzir certas realizações referentes aos aspectos compreendidos pelas tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. Com o objetivo de comparar a autoeficácia na formação superior entre o primeiro e o segundo períodos letivos, realizou-se esta pesquisa com 189 ingressantes em Letras, Matemática, Administração e Tecnologia da Informação de uma instituição privada do ensino superior. Por meio da escala Autoeficácia na Formação Superior, encontrou-se diferença negativa significante (z = -3,292, p = 0,001) em relação às médias de cada período. Os resultados foram discutidos à luz da teoria social cognitiva. Foram destacadas possibilidades de intervenção e de pesquisas futuras. |
id |
CFP-1_5b4e583af6629e1b985876106fa31ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932011000100006 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduaçãoAutoeficáciaEstudantes universitáriosEnsino superiorTeoria social cognitivaAutoeficácia na formação superior é entendida como a crença de um estudante em sua capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridas para produzir certas realizações referentes aos aspectos compreendidos pelas tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. Com o objetivo de comparar a autoeficácia na formação superior entre o primeiro e o segundo períodos letivos, realizou-se esta pesquisa com 189 ingressantes em Letras, Matemática, Administração e Tecnologia da Informação de uma instituição privada do ensino superior. Por meio da escala Autoeficácia na Formação Superior, encontrou-se diferença negativa significante (z = -3,292, p = 0,001) em relação às médias de cada período. Os resultados foram discutidos à luz da teoria social cognitiva. Foram destacadas possibilidades de intervenção e de pesquisas futuras.Conselho Federal de Psicologia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100006Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.1 2011reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932011000100006info:eu-repo/semantics/openAccessGuerreiro-Casanova,Daniela CoutoPolydoro,Soely Aparecida Jorgepor2011-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932011000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-08-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação |
title |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação |
spellingShingle |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação Guerreiro-Casanova,Daniela Couto Autoeficácia Estudantes universitários Ensino superior Teoria social cognitiva |
title_short |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação |
title_full |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação |
title_fullStr |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação |
title_sort |
Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação |
author |
Guerreiro-Casanova,Daniela Couto |
author_facet |
Guerreiro-Casanova,Daniela Couto Polydoro,Soely Aparecida Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Polydoro,Soely Aparecida Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro-Casanova,Daniela Couto Polydoro,Soely Aparecida Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Estudantes universitários Ensino superior Teoria social cognitiva |
topic |
Autoeficácia Estudantes universitários Ensino superior Teoria social cognitiva |
description |
Autoeficácia na formação superior é entendida como a crença de um estudante em sua capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridas para produzir certas realizações referentes aos aspectos compreendidos pelas tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. Com o objetivo de comparar a autoeficácia na formação superior entre o primeiro e o segundo períodos letivos, realizou-se esta pesquisa com 189 ingressantes em Letras, Matemática, Administração e Tecnologia da Informação de uma instituição privada do ensino superior. Por meio da escala Autoeficácia na Formação Superior, encontrou-se diferença negativa significante (z = -3,292, p = 0,001) em relação às médias de cada período. Os resultados foram discutidos à luz da teoria social cognitiva. Foram destacadas possibilidades de intervenção e de pesquisas futuras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932011000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.1 2011 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428954443776 |