Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tebaldi, Lisiane Rossatto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Vanessa Rosa da, Carvalho, Rodrigo Saballa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195733
Resumo: O trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.
id UFRGS-2_9dc6bf15a38add4d7577d7efc4fbc9fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195733
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tebaldi, Lisiane RossattoCosta, Vanessa Rosa daCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-06-13T02:30:51Z20192525-7870http://hdl.handle.net/10183/195733001093551O trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.This paper, stemming from the field of Childhood Studies, aims to discuss the ethical and methodological aspects involved in researching on literacy and ethnic-racial identity in Early Childhood Education. Methodologically, a mapping carried out on the site of the Digital Library of Theses of Dissertations (BDTD) is presented regarding the data production strategies present in investigations defended in the period from 2008 to 2018, and their related ethical considerations care present in the investigative process. From the analysis, a discussion is presented about the specificities of the investigations with children. Thus, three units of analysis are defined: 1) specificities of the research with children; 2) data production strategies present in the research: methodological bricolages; 3) ethics in research. From the work, it is possible to make inferences about the complexity of the investigations with children and, above all, about the importance of getting to know the ways in which children think about the subjects that concern them, with a view to the qualification of the pedagogical practices and the promotion of spaces of greater participation, and protagonism of the small ones in the Early Childhood Education.El trabajo, a partir del campo de los Estudios de la Infancia, tiene como objetivo discutir los aspectos éticos y metodológicos implicados en las investigaciones sobre letramento e identidad étnica-racial en la Educación Infantil. Metodológicamente, se presenta un mapeo realizado en el sitio de la Biblioteca Digital de Tesis e Disertaciones (BDTD) acerca de las estrategias de producción de datos presentes en investigaciones defendidas en el período de 2008 a 2018 y sus correlatos cuidados éticos presentes en el hacer investigativo. A partir de los análisis, se presenta una discusión acerca de las especificidades de las investigaciones con niños. De este modo, se definen tres unidades de análisis: 1) especificidades de la investigación con niños; 2) estrategias de producción de datos presentes en las encuestas: bricolajes metodológicas; 3) la ética en la investigación. A partir del trabajo, es posible inferir sobre la complejidad de las investigaciones con niños y sobre todo, acerca de la importancia de que se conozcan los modos en que los niños piensan sobre los asuntos que les conciernen, teniendo en cuenta la calificación de las prácticas pedagógicas y la promoción de espacios de mayor participación y protagonismo de los pequeños en la Educación Infantil.application/pdfporRELACult : Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade. Jaguarão, RS. Vol. 5, nesp (abr. 2019), p. [1-15]Pesquisa educacionalEducação infantilLetramentoIdentidade racialEarly childhood educationEthical-methodological strategiesEthnic-racial identityLiteracyResearch with childrenEducación infantilEstrategias ético-metodológicasIdentidad étnico-racialAlfabetizaciónInvestigaciones con niñosPesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racialInvestigaciones con niños en la educación infantil : aspectos éticos y metodológicos en las investigaciones sobre letra y identidade étnico-racialResearch with children in early childhood education : ethical and methodological aspects in the research of literacy and ethnic-racial identityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093551.pdf.txt001093551.pdf.txtExtracted Texttext/plain42651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195733/2/001093551.pdf.txt0544a7dae9dc8843cbcffda47a770d65MD52ORIGINAL001093551.pdfTexto completoapplication/pdf357054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195733/1/001093551.pdfc3c5f390c4b0f3877dc97cfe6954af87MD5110183/1957332019-06-14 02:31:10.42638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195733Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-14T05:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Investigaciones con niños en la educación infantil : aspectos éticos y metodológicos en las investigaciones sobre letra y identidade étnico-racial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Research with children in early childhood education : ethical and methodological aspects in the research of literacy and ethnic-racial identity
title Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
spellingShingle Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
Tebaldi, Lisiane Rossatto
Pesquisa educacional
Educação infantil
Letramento
Identidade racial
Early childhood education
Ethical-methodological strategies
Ethnic-racial identity
Literacy
Research with children
Educación infantil
Estrategias ético-metodológicas
Identidad étnico-racial
Alfabetización
Investigaciones con niños
title_short Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_full Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_fullStr Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_full_unstemmed Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_sort Pesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
author Tebaldi, Lisiane Rossatto
author_facet Tebaldi, Lisiane Rossatto
Costa, Vanessa Rosa da
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
author2 Costa, Vanessa Rosa da
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tebaldi, Lisiane Rossatto
Costa, Vanessa Rosa da
Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Educação infantil
Letramento
Identidade racial
topic Pesquisa educacional
Educação infantil
Letramento
Identidade racial
Early childhood education
Ethical-methodological strategies
Ethnic-racial identity
Literacy
Research with children
Educación infantil
Estrategias ético-metodológicas
Identidad étnico-racial
Alfabetización
Investigaciones con niños
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Ethical-methodological strategies
Ethnic-racial identity
Literacy
Research with children
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Estrategias ético-metodológicas
Identidad étnico-racial
Alfabetización
Investigaciones con niños
description O trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-13T02:30:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195733
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-7870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093551
identifier_str_mv 2525-7870
001093551
url http://hdl.handle.net/10183/195733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RELACult : Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade. Jaguarão, RS. Vol. 5, nesp (abr. 2019), p. [1-15]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195733/2/001093551.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195733/1/001093551.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0544a7dae9dc8843cbcffda47a770d65
c3c5f390c4b0f3877dc97cfe6954af87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224968546025472