Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Patrícia Costa de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Marcela de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579
Resumo: O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.
id CNTE-1_1f284e8ed1902f454901230037042ecf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1579
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de históriaLudicidadeHistóriaBNCCCovid-19O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.CNTE2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/157910.22420/rde.v17i37.1579Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 315-3342238-439110.22420/rde.v17i37reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579/1175Alcântara, Patrícia Costa deFernandes, Marcela de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-08T02:48:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1579Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-05-08T02:48:28Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
title Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
spellingShingle Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
Alcântara, Patrícia Costa de
Ludicidade
História
BNCC
Covid-19
title_short Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
title_full Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
title_fullStr Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
title_full_unstemmed Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
title_sort Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
author Alcântara, Patrícia Costa de
author_facet Alcântara, Patrícia Costa de
Fernandes, Marcela de Melo
author_role author
author2 Fernandes, Marcela de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, Patrícia Costa de
Fernandes, Marcela de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
História
BNCC
Covid-19
topic Ludicidade
História
BNCC
Covid-19
description O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579
10.22420/rde.v17i37.1579
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i37.1579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579/1175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 315-334
2238-4391
10.22420/rde.v17i37
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340488347648