Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579 |
Resumo: | O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia. |
id |
CNTE-1_1f284e8ed1902f454901230037042ecf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1579 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de históriaLudicidadeHistóriaBNCCCovid-19O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.CNTE2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/157910.22420/rde.v17i37.1579Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 315-3342238-439110.22420/rde.v17i37reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579/1175Alcântara, Patrícia Costa deFernandes, Marcela de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-08T02:48:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1579Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-05-08T02:48:28Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história |
title |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história |
spellingShingle |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história Alcântara, Patrícia Costa de Ludicidade História BNCC Covid-19 |
title_short |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história |
title_full |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história |
title_fullStr |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história |
title_full_unstemmed |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história |
title_sort |
Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história |
author |
Alcântara, Patrícia Costa de |
author_facet |
Alcântara, Patrícia Costa de Fernandes, Marcela de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Marcela de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara, Patrícia Costa de Fernandes, Marcela de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade História BNCC Covid-19 |
topic |
Ludicidade História BNCC Covid-19 |
description |
O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579 10.22420/rde.v17i37.1579 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v17i37.1579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1579/1175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 315-334 2238-4391 10.22420/rde.v17i37 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340488347648 |