Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Anderson Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Esmeraldina Januário de, Vidal, Eloisa Maia, Vieira, Sofia Lerche
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274
Resumo: O artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência.
id CNTE-1_2ced114ba367a572f5bf385e420d4a8e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1274
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do CearáGestão escolarAvaliação em larga escalaCearáO artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127410.22420/rde.v15i33.1274Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 959-9722238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274/1088Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Anderson GonçalvesSousa, Esmeraldina Januário deVidal, Eloisa MaiaVieira, Sofia Lerche2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1274Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:52.975586Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
title Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
spellingShingle Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
Costa, Anderson Gonçalves
Gestão escolar
Avaliação em larga escala
Ceará
title_short Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
title_full Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
title_fullStr Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
title_full_unstemmed Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
title_sort Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
author Costa, Anderson Gonçalves
author_facet Costa, Anderson Gonçalves
Sousa, Esmeraldina Januário de
Vidal, Eloisa Maia
Vieira, Sofia Lerche
author_role author
author2 Sousa, Esmeraldina Januário de
Vidal, Eloisa Maia
Vieira, Sofia Lerche
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Anderson Gonçalves
Sousa, Esmeraldina Januário de
Vidal, Eloisa Maia
Vieira, Sofia Lerche
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Avaliação em larga escala
Ceará
topic Gestão escolar
Avaliação em larga escala
Ceará
description O artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274
10.22420/rde.v15i33.1274
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i33.1274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274/1088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 959-972
2238-4391
10.22420/rde.v15i33
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343083573248