Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274 |
Resumo: | O artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência. |
id |
CNTE-1_2ced114ba367a572f5bf385e420d4a8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1274 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do CearáGestão escolarAvaliação em larga escalaCearáO artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127410.22420/rde.v15i33.1274Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 959-9722238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274/1088Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Anderson GonçalvesSousa, Esmeraldina Januário deVidal, Eloisa MaiaVieira, Sofia Lerche2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1274Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:52.975586Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará |
title |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará |
spellingShingle |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará Costa, Anderson Gonçalves Gestão escolar Avaliação em larga escala Ceará |
title_short |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará |
title_full |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará |
title_fullStr |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará |
title_full_unstemmed |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará |
title_sort |
Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará |
author |
Costa, Anderson Gonçalves |
author_facet |
Costa, Anderson Gonçalves Sousa, Esmeraldina Januário de Vidal, Eloisa Maia Vieira, Sofia Lerche |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Esmeraldina Januário de Vidal, Eloisa Maia Vieira, Sofia Lerche |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Anderson Gonçalves Sousa, Esmeraldina Januário de Vidal, Eloisa Maia Vieira, Sofia Lerche |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Avaliação em larga escala Ceará |
topic |
Gestão escolar Avaliação em larga escala Ceará |
description |
O artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274 10.22420/rde.v15i33.1274 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i33.1274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1274/1088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 959-972 2238-4391 10.22420/rde.v15i33 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343083573248 |