Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Nilma Lino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127
Resumo: A partir da sanção da Lei 10.639/03, algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial vêm se configurando no Brasil, porém, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processos de formação inicial e continuada. Inspirada nos estudos de Santos (2004), a autora discute a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na formação de professores, como procedimento capaz de reconhecer as ausências e dar visibilidade às práticas emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.Palavras-chave: Formação de professores. Lei 10.639/03. Diversidade étnico-racial. Movimento negro.
id CNTE-1_717d74e10f0675d9945cac4410d904bc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/127
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatórioA partir da sanção da Lei 10.639/03, algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial vêm se configurando no Brasil, porém, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processos de formação inicial e continuada. Inspirada nos estudos de Santos (2004), a autora discute a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na formação de professores, como procedimento capaz de reconhecer as ausências e dar visibilidade às práticas emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.Palavras-chave: Formação de professores. Lei 10.639/03. Diversidade étnico-racial. Movimento negro.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12710.22420/rde.v2i2/3.127Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas2238-439110.22420/rde.v2i2/3reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127/230Gomes, Nilma Linoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T03:19:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/127Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:18.475992Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
title Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
spellingShingle Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
Gomes, Nilma Lino
title_short Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
title_full Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
title_fullStr Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
title_full_unstemmed Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
title_sort Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
author Gomes, Nilma Lino
author_facet Gomes, Nilma Lino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Nilma Lino
description A partir da sanção da Lei 10.639/03, algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial vêm se configurando no Brasil, porém, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processos de formação inicial e continuada. Inspirada nos estudos de Santos (2004), a autora discute a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na formação de professores, como procedimento capaz de reconhecer as ausências e dar visibilidade às práticas emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.Palavras-chave: Formação de professores. Lei 10.639/03. Diversidade étnico-racial. Movimento negro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127
10.22420/rde.v2i2/3.127
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127
identifier_str_mv 10.22420/rde.v2i2/3.127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127/230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas
2238-4391
10.22420/rde.v2i2/3
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341217107968