Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Tatiana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596
Resumo: Abstract The article aims to present the ways of learning and teaching to read and write in the literacy class in a state school in Rio de Janeiro. From participant observation, aspects of the pedagogical practice developed by the teacher in the process are evidenced in the text from three students who interact, manifest, and react to the learning of reading and writing. The teacher is recognized as a successful literacy whose methodological relevance of her action is highlighted in the study from the understanding of the learning process from a discursive perspective.   Keywords: literacy, daily life, teaching-learning, discourse.
id CNTE-1_ac3ab61abca62f2121610bebd0deae19
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1596
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de JaneiroEnseñar y aprender a leer: una experiencia dialógica.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de JaneiroEnsinar e aprender a ler: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de JaneiroAlfabetizaçãoCotidianoEnsino-AprendizagemDiscursoAbstract The article aims to present the ways of learning and teaching to read and write in the literacy class in a state school in Rio de Janeiro. From participant observation, aspects of the pedagogical practice developed by the teacher in the process are evidenced in the text from three students who interact, manifest, and react to the learning of reading and writing. The teacher is recognized as a successful literacy whose methodological relevance of her action is highlighted in the study from the understanding of the learning process from a discursive perspective.   Keywords: literacy, daily life, teaching-learning, discourse.Resumen El artículo pretende presentar las formas de aprender y enseñar a leer y escribir en la clase de alfabetización de una escuela pública de Río de Janeiro. A partir de la observación participante, se evidencian aspectos de la práctica pedagógica desarrollada por el profesor en el proceso, en el texto de tres alumnos que interactúan, manifiestan y reaccionan ante el aprendizaje de la lectura y la escritura. La profesora es reconocida como una alfabetizadora exitosa, cuya relevancia metodológica de su acción se destaca en el estudio desde la comprensión de como el proceso de aprendizaje de la lectura en la alfabetización puede ser concebido en una perspectiva discursiva.   Palabras clave: alfabetización, vida cotidiana, enseñanza-aprendizaje, discurso.Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os modos de aprender e ensinar a ler e escrever na classe de alfabetização em uma escola estadual no Rio de Janeiro. Através da observação participante, aspectos da prática pedagógica desenvolvida pela professora são evidenciados a partir de três estudantes que interagem, manifestam-se e reagem à aprendizagem da leitura e da escrita. A professora é reconhecida como uma alfabetizadora bem-sucedida, sendo que a relevância metodológica de sua ação é ressaltada no estudo a partir da compreensão de como o processo de aprendizado da leitura na alfabetização pode ser concebido em uma perspectiva discursiva.CNTE2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/159610.22420/rde.v16i36.1596Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 1133-11492238-439110.22420/rde.v16i36reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596/1153Castro, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-30T18:25:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1596Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-30T18:25:33Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
Enseñar y aprender a leer: una experiencia dialógica.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
Ensinar e aprender a ler: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
title Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
spellingShingle Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
Castro, Tatiana
Alfabetização
Cotidiano
Ensino-Aprendizagem
Discurso
title_short Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_full Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_fullStr Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_sort Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
author Castro, Tatiana
author_facet Castro, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Cotidiano
Ensino-Aprendizagem
Discurso
topic Alfabetização
Cotidiano
Ensino-Aprendizagem
Discurso
description Abstract The article aims to present the ways of learning and teaching to read and write in the literacy class in a state school in Rio de Janeiro. From participant observation, aspects of the pedagogical practice developed by the teacher in the process are evidenced in the text from three students who interact, manifest, and react to the learning of reading and writing. The teacher is recognized as a successful literacy whose methodological relevance of her action is highlighted in the study from the understanding of the learning process from a discursive perspective.   Keywords: literacy, daily life, teaching-learning, discourse.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596
10.22420/rde.v16i36.1596
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i36.1596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596/1153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 1133-1149
2238-4391
10.22420/rde.v16i36
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340499881984